Por Catia Porto Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais…
Empresas Sustentáveis: invista na sustentabilidade na sua empresa e fortaleça sua marca
Nos últimos tempos, a questão ambiental virou uma pauta urgente para a sociedade. E as empresas estão cada vez mais percebendo o gigantesco papel que possuem nesse tema. Por isso, segundo o Google Trends, em 2022 a procura sobre o termo empresas sustentáveis alcançou o pico máximo de popularidade.
Com esse selo, você pode melhorar a imagem e reputação da sua empresa no mercado, ter um crescimento nos lucros, e claro, ter credibilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente.
O que define uma Empresa Sustentável?
O selo de empresa sustentável é dado para aquelas instituições que possuem processos sustentáveis como parte da missão e valores da corporação. Ou seja, elas realizam diversas ações ecológicas, tanto de maneira institucional como organizacional.
Adotar a estratégia de empresa sustentável garante-lhe o importante rótulo de responsabilidade ambiental. Isso significa atuar diariamente na diminuição dos impactos da indústria na natureza e reduzir qualquer desperdício de riquezas naturais.
Uma maneira de medir essas ações é através do ESG, sigla para o termo “environmental, social and governance”. Através dele, é possível saber quais práticas ambientais, sociais e de governança a empresa tem feito. Isso significa que a instituição procura construir um mundo mais justo e sustentável, através dos seus processos corporativos.
Ele também ajuda não apenas a conseguir o selo de empresa verde, mas também a destacar os índices financeiros para investidores.
Ao cuidar do meio ambiente, possuir responsabilidade social corporativa e adotar boas práticas de governança, a empresa tem um aumento financeiro. E, por isso, diversos investidores procuram se relacionar com essas empresas.
Selo Empresa Verde: saiba como funciona!
O selo de empresa verde pode ser usado mundialmente, dando inclusive destaque internacional para a sua instituição. Mas, por ser um diferencial e oferecer tantas vantagens corporativas, o processo de obtenção do selo é um pouco burocrático.
Primeiramente, sua empresa precisa solicitar um laudo técnico, feito por instituições de pesquisas cadastradas, e apresentar um percentual de reaproveitamento ou reciclagem de insumos.
De acordo com os IMAs estaduais, os números que esses materiais devem ter é de, no mínimo, 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com recursos sólidos provenientes da construção civil.
Após possuir a aprovação do laudo, a empresa precisa apresentar documentos comprobatórios para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) da sua região. Além disso, é importante a instituição realizar ações de cunho institucional, como a plantação de árvores, o desenvolvimento de trabalhos naturais, entre outros.
Qual a importância das Empresas Sustentáveis?
Como foi visto, não é tão simples conseguir o selo de empresa sustentável. Porém, ele é extremamente benéfico, tanto para o meio ambiente como para a corporação. As vantagens no mercado são inúmeras. Por isso, todo o esforço para conquistar o selo é válido.
E, como a urgência de ajudar o meio ambiente está cada vez maior, é muito importante as empresas buscarem fazer a sua parte. Assim, você terá resultados ainda mais positivos, além de ajudar na preservação do planeta. Algumas vantagens de se ter o selo de empresa verde são:
Corporação mais humanizada
Em uma sociedade capitalista, precisamos tomar certos cuidados para que as organizações não se tornem órgãos que somente exploram o ambiente para continuar produzindo. É necessário ter uma consciência socioambiental para equilibrar receita com preservação do ecossistema, tornando a empresa mais sustentável e humanizada.
Engajamento com causas ambientais
A preocupação com o meio ambiente é uma pauta em alta nos dias de hoje. Dessa forma, empresas que se esforçam para serem sustentáveis acabam atraindo uma gama de consumidores e aumentando sua relevância no mercado.
E o principal: passam a fazer parte de uma rede de apoio e construção de um planeta e um futuro melhor.
Fortalecimento da marca
Toda empresa deve procurar manter sempre a sua marca com credibilidade e ética. Isso fortalece o nome da corporação, atraindo mais clientes e passando confiança para quem consome.
Cada vez mais, os consumidores afirmam que a sustentabilidade empresarial é muito ou extremamente importante para comprarem. E é através da empresa verde que você consegue potencializar positivamente a sua imagem e mostrar sensibilidade e comprometimento com a causa ambiental.
Redução de custos
Pode parecer que para ser uma empresa sustentável, precise de muito investimento. E, visto pela perspectiva de curto prazo, pode ser necessário um gasto a mais. Mas, para o médio e longo prazo, sua empresa conseguirá reduzir, e muito, os gastos.
Isso porque, os processos corporativos serão de desperdício zero, e assim é possível poupar nos custos de energia, água, insumos, e outros fatores. Além disso, sua empresa recebe incentivos fiscais governamentais para realizar práticas sustentáveis no dia a dia. Tudo isso somado, resulta em uma grande economia criativa ao longo dos anos.
Exemplos de sustentabilidade em empresas sustentáveis
Afinal, o que torna uma empresa sustentável? Certamente algumas práticas no dia a dia. Confira algumas delas!
Incentivar à economia de água, energia e materiais descartáveis
Realizar campanhas de conscientização sobre reciclagem e economia de recursos naturais internamente, junto aos colaboradores. Além disso, investir em adaptações no ambiente de trabalho para economizar água, luz e outros materiais.
Se engajar em projetos sociais
Se a empresa não consegue mudar tanto os seus recursos para torná-los sustentáveis, uma opção é apoiar projetos sociais que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade. Pode ter relação direta com o seu produto ou segmento, mas não é regra. O importante é ajudar!
Usar fontes de energia sustentáveis
Confira alternativas sustentáveis para aplicar nos processos de produção da sua empresa, como o uso de fontes renováveis de energia, reaproveitamento de materiais, entre outros. A energia solar costuma ser uma opção bastante procurada pelas pessoas ultimamente.
Promover palestras e treinamento sobre sustentabilidade
Traga profissionais e pessoas envolvidas com a área de sustentabilidade para mostrar a importância dessas questões no mundo corporativo. Crie uma área ou um comitê responsável por aplicar ações sustentáveis na empresa.
Conheça as empresas sustentáveis que possuem selo verde no Brasil
A indústria brasileira tem buscado crescer em causas verdes, pois os investidores internacionais veem essa prática como essencial para os próximos anos. Essa é uma demanda que, para aquelas instituições que são “empresa verde”, totalizou uma captação de US $8,1 bilhões. E isso apenas no setor de valores mobiliários.
Por isso, cada vez mais instituições brasileiras estão investindo em projetos que geram impacto ambiental positivo. E isso acontece principalmente nas áreas de redução de exploração florestal e de geração de energia renovável.
Bradesco
Um bom exemplo disso é o Bradesco, que realiza um trabalho de reflorestamento na Amazônia, conservando mais de 10 milhões de hectares.
Santander
Além dele, o Santander também realiza processos corporativos sustentáveis de grande impacto, o que lhe dá um destaque nacional na obtenção do selo empresa verde.
IBM Brasil
A IBM Brasil, empresa de inovação e tecnologia, promove um programa chamado Smarter Planet, que oferece sustentabilidade aos clientes através da tecnologia. Além disso, eles também procuram fazer o reúso de água na construção civil e possuem uma política de consumo consciente de energia.
Natura
Com 80% dos produtos de origem vegetal, a Natura utiliza recursos naturais sustentáveis da Amazônia. Também investe em compostos verdes, como polietileno verde, e reciclagem de garrafas PET e papel para produção das embalagens da linha “Ekos”.
Por isso, trabalhar e investir em empresas que possuem a sustentabilidade como um de seus pilares ideológicos é fundamental. Isso fortalece o mercado, valoriza o crescimento das instituições parceiras e ainda ajuda na preservação do planeta.
Fonte: https://beneficios.ifood.com.br/
This Post Has 0 Comments