Por Catia Porto Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais…
Plano de Cargos e Salários: Benefícios e Como Fazer
O Plano de Cargos e Salários é um importante instrumento gerencial para as questões relacionadas à remuneração e carreira profissional dentro de uma organização.
Ele oferece ao funcionário a possibilidade de visualizar as diferentes direções que ele pode seguir em sua trajetória profissional, levando em conta a evolução salarial e também as suas perspectivas de carreira. Esclarece o sistema de promoções, trabalho e carreira que existe na empresa.
É deixar claro para o funcionário o que ele precisa fazer para continuar crescendo!
Continue lendo e você irá ver:
- Os Benefícios e Resultados Esperados do Plano de Cargos e Salários
- O Papel do Recursos Humanos
- Passo a Passo para Montar o Plano de Cargos e Salários
Os Benefícios do Plano de Cargos e Salários
O plano de cargos e salários serve para analisar atualizar e equilibrar a estrutura de cargos e funções dentro da empresa.
Ele oferece transparência quanto às regras utilizadas para a administração salarial e garante parâmetros técnicos e justos para distinção de cargos dos membros. Além disso, o plano proporciona a visualização do mapa de carreira, critérios para promoção e progressão.
Resultados Esperados
Os resultados que se deve esperar ao implementar o uso dessa ferramenta na sua empresa são:
- Diminuição dos riscos trabalhistas,
- Aumento da motivação dos funcionários com o trabalho,
- Relação transparente com seus colaboradores,
- Reconhecimento dos bons funcionários,
- Aproveitamento máximo dos talentos de sua empresa.
O Papel do setor de Recursos Humanos
Para alguns podem parecer óbvias as funções do setor de RH: selecionar, contratar, treinar, remunerar e comunicar os acontecimentos da corporação aos funcionários. Porém para fazer isso com qualidade são necessárias ferramentas que compreendem verdadeiramente o desejo dos envolvidos neste processo.
O verdadeiro papel do RH é conquistar a confiança e fidelidade do funcionário. Caso seja bem executado todos os envolvidos nesse processo ganham.
Essa forma de lidar com os desejos dos funcionários aumenta sua motivação e consequentemente, aumenta o seu desempenho.
O funcionário que deve ser valorizado dentro de uma empresa é aquele que sabe os tipos de funções que desempenha. Se você perguntar para um funcionário o que ele faz na sua empresa e ele responder apenas o nome do cargo, é sinal de qual precisa ser feito.
O RH deve ser eficiente em conscientizar para que as pessoas não apenas saibam qual o seu cargo, mas a sua função na organização. E um Plano de Cargos e Salários cria essa ponte de entendimento entre os funcionários com a estratégia da empresa, moldando um bom comportamento organizacional.
Entender essa ferramenta é importante para que as funções dos cargos e sua remuneração sejam bem definidas e nada genéricas.
O Passo a Passo do Plano de Cargos e Salários
Se a sua empresa não possui nenhum sistema de Cargos e Salários definido, siga os passos abaixo!
É um jeito simples de começar, que te ajudará nos primeiros passos. Conforme sua empresa for crescendo e adquirindo mais complexidade será preciso contar com um sistema mais robusto, normalmente desenvolvido por profissionais especialistas.
1º Passo: Organograma e Hierarquia
Na primeira etapa é necessário entender como a empresa organiza os colaboradores, como por exemplo a sua estrutura hierárquica e políticas internas.
Esse entendimento é feito principalmente por meio de um organograma. É preciso mapear todos os cargos e como eles se relacionam de forma hierárquica. Isto é: quem responde a quem, quem decide em última instância, e quem é responsável por cada área.
No que tange às Políticas Internas, é necessário saber o objetivo final do trabalho de todos. Qual é a Missão da Empresa? E sua visão para os próximos anos? Quais são os valores que devem ser encontrados nos funcionários?
Todas essas perguntas devem ser respondidas na elaboração de um Planejamento Estratégico:
2º Passo: Funções e Responsabilidades
Ainda junto aos gestores da empresa, será necessário definir as funções e responsabilidades de cada cargo. A melhor forma de fazer isso é sentando com cada um dos funcionários e perguntar o que eles fazem. Um maneira complementar é observar o seu trabalho, porém gasta mais tempo e o observador pode deixar alguma tarefa passar.
Função: São as diversas atividades e tarefas que o funcionário executa. São exemplos atualizar o sistema, ou então preencher o relatório de desempenho.
Responsabilidade: São os resultados pelo qual aquele cargo é responsável. O resultado pode ser um número (indicador, meta), um produto final, ou um estado. Por exemplo, manter o bom funcionamento da linha de produção, ou alcançar as metas definidas para o setor.
3º Passo: Política Salarial
Para pagar salários competitivos é preciso realizar um levantamento de todos salários de mercado para cada cargo. Isso poderá ser feito através de pesquisas de mercado, ou consultando sindicatos e outras fontes. Fazer uma pesquisa em outras empresas do mesmo porte que a sua também poderá ajudar a adequar uma remuneração justa.
Nessa etapa, caso identifique que sua empresa está pagando um salário defasado em relação ao mercado, pode ser um momento de rever sua política salarial. É importante oferecer um salário competitivo no mercado para que sua empresa consiga captar bons profissionais.
Também é importante manter uma remuneração realista com a quantidade de funções e responsabilidades de cada cargo. Assim você não compromete a motivação dos seus funcionários, deixando claro que estão sendo bem remunerados por seus esforços.
4º Passo: Definindo as Carreiras
Uma carreira profissional é a perspectiva de crescimento que o seu funcionário tem dentro de sua empresa. Isso deixa bem claro para seus colaboradores o que ele precisa fazer para continuar crescendo e conquistando melhores posições e salários.
É preciso atribuir a cada carreira os requisitos de crescimento, para que seus funcionários se orientem.
Alguns exemplos de critérios para promoção são:
- Tempo de empresa,
- Educação escolar,
- Cursos específicos na área de atuação,
- Proficiência em línguas estrangeiras,
- Produtividade e desempenho com as metas.
É muito importante que os critérios listados estejam alinhados com a estratégia da empresa.
5º Passo: Avaliação dos Funcionários
É preciso avaliar o desempenho de cada funcionário da empresa, destacando seus pontos fortes e pontos fracos. Essa avaliação deve ser coerente com o que é esperado de cada cargo, com base nas funções a serem executadas.
Também é importante levar em conta os valores da empresa, para avaliar além do desempenho o encaixe cultural daquele funcionário.
Para aprender a avaliar bem seus funcionários leia o nosso texto sobre Avaliação de Desempenho.
6º Passo: Alinhar os Funcionários com o que é Esperado
Com os insumos da etapa anterior, é necessário alinhar cada funcionário com o seu cargo cargo. Isso é feito através da comparação de seus pontos fortes e fracos com as funções que serão desempenhada no cargo.
É o momento de reconhecer as fortalezas que ajudarão o funcionário a desempenhar o trabalho e crescer na carreira daquele cargo. Também é preciso, se existir, alertá-lo sobre o desenvolvimento necessário para que ele esteja alinhado com as demandas do cargo.
É importante que as empresas sempre busquem gerir melhor os seus Recursos Humanos.
O Plano de Cargos e Salários é o primeiro passo para uma melhoria de gestão. Quando implementado gerará um senso de justiça, aumento da motivação e produtividade dos trabalhadores. São os benefícios de deixar claro o sistema de remuneração e promoções utilizados na sua empresa!
Fonte: https://ucj.com.br/
This Post Has 0 Comments