Por Catia Porto Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais…
Equipamentos de Segurança para Padaria: normas técnicas e dicas de EPIs para proteção
Equipamentos de segurança para padaria devem seguir normas técnicas como a NR-12, garantindo a proteção contra riscos mecânicos e elétricos. Dicas de EPIs para aumentar a segurança de trabalho na sua padaria incluem luvas térmicas, aventais, óculos de proteção e calçados antiderrapantes. Saiba mais!
É cada vez maior a preocupação com a segurança dos profissionais em seus locais de trabalho, e os equipamentos de segurança para padaria tem essa função no setor da panificação.
Na cadeia de alimentação fora do lar, uma série de normatizações é adotada para que cuidados sejam tomados desde os fornecedores de máquinas e equipamentos até ao dia a dia do próprio estabelecimento comercial.
No caso específico das padarias, além da NR 12 (norma reguladora para equipamentos e instalações industriais), são aplicadas outras quatro NRs: a NR 6, referente aos EPIs usados em padaria; a NR 10 (instalações elétricas), a NR 15 (ruído e insalubridade) e a NR 17 (ergonomia e condições do ambiente de trabalho).
Em meio a tantas regras, o empreendedor pode ficar confuso e deixar de seguir um ou outro parâmetro, o que é bastante prejudicial ao ambiente de trabalho de padarias.
De olho nisso, atualmente, a ABIEPAN (Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos) está conduzindo, em parceria com o Sebrae, um programa para elaborar Normas Técnicas no âmbito da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, assim, melhorar o padrão de qualidade e segurança das máquinas utilizadas em panificadoras.
Conversamos com a coordenadora administrativa e de novos negócios da ABIEPAN, Juliana Souza, sobre a importância de equipamentos certificados em padarias e o impacto deles na segurança dos profissionais. Confira!
Como o equipamento certificado garante a segurança do trabalhador?
No âmbito da NR 12, cujo ponto focal é a segurança do operador, existem diversas medidas de proteção nos equipamentos. As proteções podem ser fixas por exemplo, na estrutura da máquina ou móveis como grades.
“No caso de proteções móveis, deverão ser intertravadas por meio de dispositivos específicos de segurança. Uma das características da NR 12 é o impedimento de uma religamento não esperado do equipamento quando de alguma forma ele tenha seus movimentos interrompidos. Esse procedimento acontece por meio da obrigatoriedade de um religamento manual.”
Qual é o impacto da NR 12 nas padarias?
Existem dois principais impactos positivos, de acordo com a especialista. “O primeiro é o aumento da segurança do operador, diminuindo de forma muito grande o risco de acidentes de trabalho.
O segundo é a melhoria técnica do equipamento que o seu proprietário a produzir com melhor qualidade, com menos risco e com maior eficiência energética”, esclarece.
Como é feita a certificação de um equipamento de segurança na padaria?
Todo equipamento que segue as exigências da NR 12 deve ter um laudo de conformidade – elaborado e emitido por um engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro mecânico ou engenheiro eletricista -, que é acompanhado da chamada Anotação de Responsabilidade Técnica, recolhida pelo profissional que emite o laudo.
“O laudo e mais uma declaração do responsável legal da empresa, apontando a fabricação de todos os equipamentos sempre da mesma forma que a amostra analisada e laudada, são suficientes para a comprovação do atendimento às exigências da NR 12”, relata Juliana.
Outra possibilidade, segundo a profissional ABIEPAN, é a de o equipamento precisar seguir as exigências da Portaria nº 371 do Inmetro.
“Esse equipamento, obrigatoriamente, deve ter o selo do Inmetro, que informa que ele foi ensaiado e aprovado em laboratório e que ele possui as características de rastreabilidade e repetibilidade de seus componentes, além de haver uma auditoria em seu sistema de fabricação que audita a repetição dos equipamentos fabricados”.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para Padarias
A adoção adequada dos EPIs é regida por normas técnicas, presentes na NR-12, que estabelecem as diretrizes de segurança para a operação de máquinas e equipamentos.
Em geral, os principais EPIs usado em padaria são:
- Avental comum impermeável: proteção contra respingos de líquidos, ingredientes e substâncias químicas;
- Calça branca de BRIM com bolso ou sem: conforto, proteção para o corpo e praticidade para transportar pequenos utensílios ou acessórios;
- Manga plástica descartável: garantia de higiente e proteção para os braços contra respingos;
- Calça transparente de plástico: proteção contra sujeira e líquidos;
- Avental modelo bata: cobertura de segurança para a área maior do corpo no dia a dia;
- Luvas térmicas: proteção para as mãos contra altas temperaturas e redução de possíveis queimaduras;
- Botas Brancas tipo galocha: proteção para os pés contra líquidos, queimaduras e escorregões;
- Luva de cozinha: aumento da resistência ao calor e proteção contra queimaduras;
- Luvas Descartáveis: garantia de higiene e proteção contra contaminações;
- Toucas descartáveis: prevenção da queda de cabelos nos alimentos;
- Óculos de proteção: mais segurança para evitar acidentes envolvendos os olhos;
- Touca árabe: cobertura para a área da cabeça e do pescoço;
- Máscaras descartáveis: proteção respiratória contra a inalação de respingos de líquidos e outras partículas;
- Toucas modelo Tule: aumento da higiene e prevenção contra contaminações.
Com os equipamentos de segurança para a padaria devidamente regulamentados e o uso de EPIs para proteção, seus colaboradores irão produzir com muito mais facilidade e sem riscos.
Fonte: https://www.foodconnection.com.br
This Post Has 0 Comments