skip to Main Content

Os desafios da gestão de negócios no setor de alimentação

Quem trabalha com serviços de alimentação, sabe o quanto é trabalhoso manter tudo funcionando em ordem. Afinal, manter um padrão de qualidade, agilidade e eficiência é fundamental para que o negócio prospere e conquiste bons clientes. Neste post, vamos abordar quais os principais desafios enfrentados pelos empresários do setor de alimentos.

Também vamos abordar algumas soluções eficientes para você implantar no seu negócio e superar qualquer desafio que ameace sua empresa. Quer saber mais? Acompanhe a seguir.

Aumento das vendas

Aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento é o desejo de todo empreendedor do ramo de alimentação. Mas como superar esse desafio com tanta concorrência?

Essa pergunta está relacionada diretamente com as metas que você propôs ao seu negócio. Sem ter definido suas metas, dificilmente você terá êxito em aumentar o seu faturamento e seu lucro.

Por isso, considere colocar algumas metas para o seu negócio. Se você deseja dobrar o faturamento, por exemplo, planeje cada etapa, os investimentos e tudo o que vai ser preciso para chegar a essa meta.

O planejamento é a palavra-chave para o sucesso!

Segurança alimentar e qualidade

Manter a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos em um estabelecimento de alimentação é um dos desafios mais importantes da gestão de negócios.

Você pode ter o melhor atendimento ou dispor de muita agilidade, por exemplo. Mas isso não ajudará em nada se o alimento não for feito dentro das normas da vigilância sanitária e manter um padrão de qualidade aceitável pelos clientes.

Para melhorar essa questão, é importantíssimo fazer uma boa seleção dos seus colaboradores, incentivá-los a melhorar sua qualificação e fiscalizar cada etapa do processo de preparo dos alimentos.

Controle de estoques e gestão dos espaços

Fazer a correta gestão dos estoques e armazenagem de alimentos é um dos grandes desafios do setor alimentício. Muitos ingredientes utilizados no preparo de alimentos são perecíveis e necessitam de reposição constante.

E o grande desafio é: qual a quantidade ideal que preciso ter em meu estoque? É uma questão delicada, pois envolve uma série de questões como fluxo de pessoas, quais os produtos que mais saem, entender as sazonalidades, entre outros fatores que determinam qual a quantidade exata de estoque que o estabelecimento necessita para funcionar bem.

O ideal nessa situação é contar com um sistema de automação comercial que forneça relatórios confiáveis de estoque, como o Caixa Rápido. O sistema também oferece estatísticas de consumo de cada ingrediente ou de vendas em cada dia da semana em seu estabelecimento.

Dessa forma, você terá capacidade de gerir o seu negócio de forma mais eficiente e controlando riscos de falta de estoque ou ingredientes essenciais para o funcionamento do seu negócio.

Automação das tarefas e agilidade nos processos

Aumentar a eficiência nas tarefas e agilizar os processos também é um desafio no ramo de alimentação. Vamos pensar como exemplo um restaurante. Veja este passo a passo:

  • Garçom vai anotar o pedido. Ele precisa escrever o pedido e anotar na comanda;
  • Garçom precisa entregar o pedido na cozinha;
  • Caixa precisa somar todos os itens para saber o valor da conta do cliente.

Esses são apenas alguns exemplos. Note que essas são tarefas simples e que dão margem a erros como cálculo errado do valor da comanda, anotação errada ou ilegível do pedido, extravio da comanda etc.

Se o restaurante utilizasse a tecnologia a seu favor, os processos seriam muito mais ágeis e confiáveis. Veja como:

  • As comandas em papel seriam substituídas por comandas eletrônicas;
  • Os garçons utilizariam tabletes e anotariam diretamente o pedido no sistema;
  • Logo após registrar o pedido, a cozinha já receberia a notificação e poderia iniciar o preparo;
  • Ao final, bastaria o cliente informar qual o número da mesa e o caixa já teria o valor da sua conta automaticamente em sua tela do computador.

Muito mais fácil e ágil, não? Claro, não há ainda tecnologia que automatize o preparo de alimentos. Mas outras tarefas podem ser melhoradas para aumentar a eficiência e a agilidade no seu negócio.

Ou seja, contar com a ajuda da tecnologia pode ser um grande diferencial para a gestão do seu negócio.

Fonte: https://www.jssoftcom.com.br/

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top