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Certificado de qualidade: o que e como adquirir

Você sabe para que serve um certificado de qualidade? O documento é emitido por órgãos altamente reconhecidos que atestam se uma empresa está garantindo a qualidade e excelência de seus produtos e serviços.

Os certificados de qualidade são fundamentais para as empresas que buscam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos clientes. Além disso, são obrigatórias em casos específicos de negociações no exterior e podem facilitar outros investimentos.

Esses certificados são comprovações de que a empresa atende a padrões de qualidade estabelecidos e isso pode trazer inúmeras vantagens para a organização. Neste conteúdo, entenda melhor o que é o certificado de qualidade, quais os principais disponíveis e 05 passos de como obtê-los para a sua empresa.

Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

O que é certificado de qualidade?

O certificado de qualidade é um documento que comprova a qualidade de um produto ou serviço aos consumidores, ao mercado, ao governo e demais órgãos de vigilância. É usado pelas empresas para estabelecer um nível de comprometimento e preocupação em seus processos internos.

Um certificado de qualidade pode ser emitido por uma agência governamental, organização privada ou órgão de certificação e atesta a qualidade de um produto, serviço ou até mesmo o processo de fabricação usado para criá-lo.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por estabelecer normas de qualidade para produtos, incluindo alimentos. Entre os órgãos internacionais, um dos mais conhecidos é a International Organization for Standardization (ISO).

Para conquistar um certificado de qualidade, a empresa precisa estar preparada e ter um comprometimento com todo o processo. Algumas das características que podem ajudar na obtenção de um certificado de qualidade incluem:

  • sistema de gestão eficiente;
  • processos e procedimentos padronizados;
  • colaboradores em concordância com a cultura organizacional;
  • alinhamento com as diretrizes e normas exigidas pela certificação;
  • implantação de boas práticas nos processos internos.

Para que serve?

Um certificado de qualidade serve para promover maior competitividade e abrir novas oportunidades para as empresas. É uma forma de mostrar a todos que a empresa tem um cuidado e valoriza o padrão de qualidade no seu negócio.

A decisão de compra dos consumidores passa pela confiança na empresa, portanto um certificado de qualidade pode ter um impacto positivo nas vendas. Além disso, a atuação no mercado nacional e internacional ganha maior força e credibilidade.Quem pode ter um certificado de qualidade?

Qualquer empresa pode obter um certificado de qualidade. É claro que para conquistá-lo é necessário se adequar às normas que podem diferir para cada certificado, além de passar por auditorias que irão comprovar a atuação da empresa de forma transparente e imparcial.

Em geral, um certificado de qualidade é um indicador que mostra transparência, confiabilidade e padrões mundiais de excelência na produção de bens ou serviços. Ao final do conteúdo, você encontra um passo a passo para obter um certificado de qualidade, porém antes disso, vamos entender a sua importância na indústria de alimentos.

Por que o certificado de qualidade é importante para a indústria de alimentos?

No setor alimentício, o cuidado com o produto é imprescindível em todas as etapas e impacta diretamente as vendas. Os consumidores estão preocupados com a segurança dos  alimentos e buscam por alimentos que atendam as expectativas, algo que a certificação pode atestar.

A certificação de qualidade incentiva boas práticas na indústria de alimentos. 

O manuseio, armazenamento e transporte dos produtos passa por uma série de cuidados e procedimentos que afetam sua qualidade, portanto, a empresa que se atenta a isso consegue oferecer alimentos seguros, nutritivos, higiênicos e com qualidade garantida.

Alimentos que não atendem a esses requisitos perdem seu valor rapidamente, já que os clientes e o mercado passam a associar a marca com má qualidade. Portanto, é vital para a indústria de alimentos atender a essas demandas por meio de uma certificação de qualidade adequada. É válido pontuar que o certificado de qualidade tende a melhorar a imagem da empresa.

Em resumo, podemos apontar os seguintes benefícios da certificação para o setor:

  • melhora a competitividade frente aos concorrentes sem certificação;
  • passa ao cliente a segurança de um produto de qualidade;
  • aumenta as possibilidades de negócios;
  • proporciona melhorias nos processos internos.

Principais certificações da qualidade

Existem certificações que são específicas para alguns setores, enquanto outras valem para todos. Os principais certificados de qualidade industriais são:

ISO 9001

A ISO 9001 é aplicável a qualquer tipo de organização e se concentra em melhorar a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Seus requisitos envolvem otimização de processos, agilidade na produção que consequentemente levam a aumento na produtividade.

ISO 14001

Já a ISO 14001 trata o padrão internacional de gestão ambiental. Ela se concentra em ajudar as organizações a gerenciar seus impactos ambientais e melhorar a eficiência energética. Assim, a empresa assume a proteção do ambiente associada às suas atividades.

ISO 45001

Essa é a norma internacional para gestão de saúde e segurança no trabalho que substitui a OHSAS 18001, e foi criada para se adequar às normas internacionais mais atuais. Sua implantação visa um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Em relação às certificações voltadas à indústria alimentícia, podemos citar:

ISO 22000

A ISO 22000 é um sistema de gestão de segurança dos alimentos que garante que os alimentos produzidos e distribuídos por uma empresa são seguros para o consumo humano. Com isso, abrange toda a cadeia de produção, desde a matéria-prima até a distribuição dos produtos acabados.

SQF

O SQF (Safe Quality Food) é um sistema de gestão de segurança dos alimentos que é reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI). Ele é voltado para empresas que atuam na cadeia de produção de alimentos, incluindo agricultores, processadores e distribuidores.

FSSC 22000

O FSSC 22000 (Food Safety System Certification) é um sistema de gestão de segurança dos alimentos baseado na norma ISO 22000. Ele é especialmente importante para empresas que atuam na cadeia de produção de alimentos e que precisam atender aos requisitos de grandes redes de varejo e clientes globais.

Certificação de Orgânicos

A Certificação de Orgânicos atesta que a empresa adota técnicas agrícolas com métodos culturais naturais, buscando diminuir o uso de agrotóxicos e energias não renováveis. Para ser considerado orgânico, é necessário cumprir as práticas exigidas na Lei N° 10.831/2003.

Esses são apenas alguns exemplos, existem outras certificações de qualidade e segurança dos alimentos. Agora que já compreendemos o que é e qual a importância dos certificados, confira como funciona o processo para obter um.

5 passos para adquirir um certificado de qualidade

Para adquirir um certificado de qualidade, é necessário seguir os seguintes passos:

1. Escolha o sistema de gestão de qualidade que deseja implementar

Como vimos, existem diversas certificações e é preciso definir qual delas a sua empresa irá implementar. A escolha precisa se atentar a realidade da empresa e os objetivos a longo prazo. Se há intenção de fazer negócios internacionais, por exemplo, é importante um certificado que tenha reconhecimento e aceitação fora do Brasil.

2. Implemente o sistema de gestão de qualidade na sua empresa

Escolhido a certificação é hora de colocar em prática as normas e exigências sugeridas. Para isso, pode ser útil contar com soluções tecnológicas que ajudem a empresa a se adequar e estabelecer uma melhoria contínua.

3. Faça uma auditoria interna

A auditoria interna serve para verificar se o sistema está sendo implementado corretamente. Assim, é possível fazer uma inspeção e garantir que tudo está sendo operado em concordância com a certificação.

4.Corrija o que for necessário

Com as auditorias internas, é possível pautar o que precisa ser corrigido e promover um processo interno de constante melhoria. Nesse sentido, é válido fazer auditorias com antecedência e não muito próximo da auditoria final.

5. Faça uma auditoria externa

Por fim, a auditoria externa é feita pelo órgão que gera a certificação. Nessa etapa, será verificado se a empresa está em conformidade com todas as solicitações. Se a auditoria externa for bem-sucedida, será emitido um certificado de qualidade.

É importante notar que, além de seguir esses passos, é preciso manter e melhorar continuamente o sistema de gestão de qualidade para garantir que ele continue atendendo às necessidades e expectativas dos clientes. Sem contar que as certificações costumam ter prazo de validade, sendo necessário renová-las.

Fonte: https://www.paripassu.com.br/

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