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Como está o mercado de hamburgueria no Brasil?

As vendas de hambúrguer no Brasil não são nenhuma novidade. A iguaria, inclusive, faz parte da rotina dos brasileiros há mais de setenta anos.

Desde então, investir em hamburguerias tem sido uma opção para muitos empreendedores. É o que mostra os dados reunidos nessa analise de mercado de uma hamburgueria.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, o sanduíche composto de pão, carne e acompanhamentos variados, é o segundo alimento mais consumido no país, e faz muito sucesso entre os jovens de 18 a 23 anos.

Dados do iFood colocam o alimento em um destaque ainda maior. Durante a pandemia, o número de hamburguerias cadastradas aumentou 104%, enquanto as vendas cresceram 140%, entre 2020 e 2022.

É preciso considerar nesta análise de mercado hamburguer no Brasil outra informação relevante, que é a expectativa de 1,3% de crescimento do PIB fruto do mercado food service, segundo o Instituto Food Service Brasil (IFS).

As estatísticas são animadoras, mas como isso pode ser observado nos lucros de cada hamburgueria? É o que veremos a seguir.

Qual é o faturamento médio de uma hamburgueria no Brasil?

Essa é uma pergunta para a qual não há uma resposta única e precisa. Afinal, o faturamento de uma hamburgueria é medido de acordo com alguns fatores, como o porte, o fluxo de clientes e a seleção de insumos para a produção.

A variação média de lucro de uma hamburgueria pode ser de R$2 mil a R$80 mil reais mensais. O ticket pode ser ainda maior, considerando as grandes franquias que ainda fazem bastante sucesso.

Mas, para ter uma margem de faturamento alta, é preciso ter certos cuidados em relação a sua hamburgueria, como oferecer um bom atendimentoalém de um cardápio atrativo e uma gestão de qualidade.

O modelo de negócio também faz muita diferença no caixa ao final do mês. Uma hamburgueria premium, por exemplo, pode gerar mais lucro que uma hamburgueria tradicional, já que o preço dos sanduíches é mais elevado.

A precificação é um fator decisivo para a lucratividade do seu negócio. Para evitar prejuízos nessa etapa tão importante para a sua hamburgueria, contar com uma planilha é fundamental.

Quais são as vantagens e os desafios de abrir uma hamburgueria no Brasil?

A grande vantagem de abrir uma hamburgueria no Brasil é que o alimento está entre as preferências dos consumidores. Fica muito mais fácil vender quando se tem quem compre, não é mesmo?

Uma das maiores empresas de consultorias global, a Technomic Inc, divulgou um dado importante em relação a esse consumo. Cerca de 95% dos consumidores ativos comem hambúrguer pelo menos uma vez ao mês.

Outra grande vantagem é que a versatilidade do hambúrguer abre margem para agradar a todos os públicos. Embora o alimento seja mais consumido entre os jovens, é possível planejar um cardápio que englobe outras faixas etárias.

Além de tudo, é um produto de simples investimento e prático de ser preparado nos moldes tradicionais. Mas é sempre bom lembrar que, para ter uma hamburgueria de sucesso, é fundamental inovar!

Desafios de montar uma hamburgueria

Os maiores desafios para abrir uma hamburgueria estão mais relacionados à gestão do negócio do que com o nicho em si.

Para oferecer produtos de qualidade no cardápio da sua hamburgueria, é preciso ter bons fornecedores de carnes e acompanhamentos.

Tanto a proteína quanto as verduras e legumes do recheio precisam ser estéticamente agradáveis e de boa procedência.

Sim, isso pode acabar aumentando os custos com o investimento, mas vale mais a pena dedicar uma atenção especial para o que vai ser a grande estrela do seu negócio. Lembre-se de que o cliente come primeiro pelos olhos.

Outro desafio que acomete muitas empresas no setor alimentício e precisa estar no plano de negócios de toda hamburgueria é o atendimento.

Seja presencialmente ou por delivery, é importante garantir que o seu cliente seja bem atendido e fique satisfeito com o serviço oferecido.

Para isso, vale investir na capacitação de todos os colaboradores e implementar um sistema para hamburgueria que vai otimizar os processos da sua empresa e agilizar o atendimento.

Quais são as tendências para hamburgueria?

O comportamento alimentar tem mudado bastante, e é preciso levar isso em consideração no momento de definir qual será o modelo de negócios da sua hamburgueria.

Nos últimos anos, têm surgido tendências interessantes no ramo da gastronomia que andam conquistando o gosto da clientela. Quando se fala em hambúrguer, então, as novidades são ainda mais inovadoras.

Separamos algumas das inovações entre as hamburguerias do Brasil. Confira!

Hamburgueria artesanal

Embora muita gente confunda, a hamburgueria artesanal não é a mesma coisa que a hamburgueria gourmet.

Enquanto o hambúrguer artesanal é preparado com insumos naturais e com uma produção diária na hamburgueria, o hambúrguer gourmet, geralmente, é preparado com ingredientes industrializados, embora de mais qualidade que os tradicionais.

Investir em uma hamburgueria artesanal significa produzir os hambúrgueres com um blend de carnes, com uma seleção precisa dos cortes, além de preparar molhos especiais, como ketchup de goiaba ou chutney de abacaxi.

Nesse modelo, até os pães, que são a base do sanduíche, podem ser de fabricação própria da sua hamburgueria.

Smash burger

smash burger é uma tendência que veio para ficar e tem se expandido rapidamente pelas hamburguerias do país.

O modelo de hambúrguer achatado deixa a carne mais suculenta, saborosa e crocante. Diferente do blend tradicional, sempre é vendido com mais de duas carnes e acompanhado de queijo derretido por cima.

Começou a ser vendido integrando o cardápio de hamburguerias mais gourmetizadas. Mas, hoje em dia, já existem hamburguerias especializadas na técnica que vendem apenas os smash no cardápio.

Hamburgueria vegana – planted based

É cada vez maior o número de adeptos à alimentação estritamente vegetal, e não dá para ignorar esse comportamento na sua hamburgueria.

Mesmo que a sua intenção não seja abrir uma hamburgueria veganaé de extrema importância incluir opções vegetarianas e veganas no cardápio.

As possibilidades são variadas: hambúrgueres de lentilha e grão de bico são boas pedidas. O principal, neste caso, é não implementar sanduíches pouco criativos e recheados com salada simples.

Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado dos concorrentes e, caso você já tenha uma hamburgueria funcionando, até mesmo entre os clientes para entender qual seria a melhor forma de incluir hambúrgueres para este nicho.

Hamburgueria delivery

Essa é uma excelente opção tanto para quem tem um estabelecimento físico quanto para quem só quer empreender, sem precisar se preocupar com custos de aluguel, luz e móveis.

O delivery é a modalidade que mais tem crescido no Brasil, devido à praticidade que o serviço oferece tanto para o consumidor quanto para o empreendedor. Investir em uma hamburgueria delivery significa alcançar outros clientes na região!

Mas, antes de implementar o serviço na sua hamburgueria, é preciso levar em consideração os custos com entregadores e combustível, além da área de cobertura do delivery e o tempo estimado para as entregas em cada ponto da cidade.

Fonte: Saipos

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