Por Catia Porto Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais…
Tendências do Mercado Alimentício para 2024
A CONAQ sabe o quanto é importante uma visão assertiva do mercado para que nossos clientes invistam e desenvolvam um produto inovador para o mercado de alimentos. Baseando-se nesta necessidade, fizemos uma coletânea das principais tendências do mercado alimentício em relação ao desenvolvimento de produtos para o varejo.
Por questões de praticidade, vamos deixar listado logo no início do artigo os principais produtos mais relevantes e o motivo de nossa escolha. Depois desta lista, esclarecemos mais a respeito dos movimentos e tendências na bolsa alimentícia e no movimento macro-econômico mundial.
Produtos alimentícios relevantes para 2024
Superfoods estimulantes
Superfoods são alimentos em alta nos Estados Unidos e são pouco explorados no mercado brasileiro. Esses alimentos são compostos de diversos nutrientes que suprem e até mesmo aumentam a capacidade cognitiva de quem o consome, assim garantindo um aumento notável no foco e na produtividade.
O composto mais comum consumido mundialmente é a cafeína, por ser o mais barato, porém existem muitos outros que possuem um efeito neurológico muito mais efetivo e são pouco utilizados.
Alimentos esportivos
O desenvolvimento de alimentos esportivos desempenha um papel significativo na indústria de nutrição e fitness, atendendo a uma crescente demanda de pessoas que praticam esportes, exercícios físicos ou buscam um estilo de vida saudável. Esta crescente demanda só irá aumentar devido a influencers e celebridades que incentivam o esporte.
Os principais produtos comercializados nesta área são a proteína do soro do leite, bebidas energéticas e suplementos alimentares como multivitamínicos.
Alimentos veganos
Os alimentos veganos estão ganhando destaque e impulsionando o setor de alimentos devido a uma mudança notável nas preferências e preocupações dos consumidores. É um mercado em ascensão, esta tendência de crescimento ocorre principalmente pelos consumidores de produtos veganos serem altamente fidelizados e haver pouca concorrência no varejo. Exemplos: Salsicha vegana, calabresa vegana, hambúrguer de soja, etc.
Comfort food
Comfort food são alimentos extremamente palatáveis que causam uma sensação de bem-estar ao serem consumidos. Estes produtos possuem alto crescimento no mercado devido ao índice alto de reincidência de consumo por parte do cliente. Porém, é recomendado fazer um produto inovador ao invés de competir com outras marcas. Exemplo: waffles, barras de chocolate, chocolate suíço, etc.
Alimentos para saúde
Desenvolver um produto alimentício que melhore a saúde do consumidor é uma iniciativa extremamente relevante e alinhada com as crescentes preocupações com a saúde e o bem-estar da população. A alimentação desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças, e os consumidores estão cada vez mais conscientes dos alimentos que escolhem.
Alguns exemplos são alimentos antioxidantes (frutas vermelhas, vegetais de folhas verdes, nozes e chás), alimentos ricos em fibras (grãos), alimentos ricos em ômega 3, alimentos probióticos, alimentos ricos em vitaminas e minerais, e também alimentos detoxificantes (alimentos que preservam o fígado).
Sobremesas zero açúcar
Desde 2009 o número de adultos diabéticos quase triplicou, o que indica o aumento de consumidores de produtos sem açúcar. É notável que há poucas sobremesas e snacks à base de adoçantes artificiais e é de extrema relevância investir em produtos para este mercado, devido à baixa competitividade e alta demanda.
Alimentos hipocalóricos
Junto e além da diabete, outra doença que tem aumentado no Brasil devido ao fast food é a obesidade. Como consequência ocorre a busca de muitos consumidores por produtos que saciem a gula e não engorde, e então é apresentado como solução os alimentos hipocalóricos.
Os alimentos hipocalóricos são comidas que possuem o valor calórico por porção extremamente baixa, assim sendo ideal para o nutricionista encaixar em uma dieta de déficit calórico.
Fonte: https://conaq.com.br/
This Post Has 0 Comments