Por Catia Porto Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais…
Qual a influência da iluminação nos bares e restaurantes?
Muitos donos de restaurante pensam que os clientes, ao saírem para comer fora, estão buscando apenas por uma boa gastronomia. Logo, investir o máximo na qualidade da comida seria o suficiente para o sucesso. No entanto, é importante estar atento que nenhum cliente sai de casa apenas por uma refeição, e sim pela busca de uma agradável experiência.
Por isso, um ambiente com boas acomodações, como bons assentos, temperatura climatizada e uma boa iluminação é capaz de atrair muito mais seus clientes, pois eles estarão confortáveis para aproveitar o momento e, é claro, consumir mais.
Pensando especificamente na iluminação, ela é fundamental para transmitir segurança, conforto, beleza e personalidade, é claro, levando em consideração o estilo de cada estabelecimento.
Como aplicar uma boa iluminação em restaurantes?
Apesar de existirem diversos tipos de restaurantes, com estéticas e propostas diferentes, pensamos nas áreas existentes de uma forma geral na maioria dos restaurantes e falaremos um pouco sobre o tipo de iluminação ideal para cada uma. São elas:
Entrada e área de espera
A entrada de qualquer estabelecimento é onde o público terá a primeira impressão sobre o local, definindo o estilo e sentindo como é o seu clima. Para ambientes mais despojados, como lanchonetes ou padarias, a ideia é utilizar menos elementos clássicos na iluminação e decoração. Contudo, de maneira universal, a dica é a utilização de iluminação quente, nem tão forte de forma que incomode, mas nem tão fraca a ponto de comprometer a visibilidade. O objetivo é que os clientes fiquem relaxados, mas também não atrapalhe a movimentação dos funcionários que trabalham no local.
Outra dica é a criação de um espaço instagramável logo na entrada, pois assim, durante a espera, os clientes podem tirar fotos e se divertirem nas redes sociais, além de divulgarem o restaurante. Esse espaço deve ter uma boa iluminação, muitos são feitos até mesmo com painéis de LED.
Bar
Alguns restaurantes possuem espaço bar; muitos integrados com o salão de espera e outros integrados com o salão de jantar. De todas as formas, caso o estabelecimento possua bebidas expostas em nichos ou prateleiras, essas podem ser iluminadas com mini spots, fitas ou perfis de LED para que tenham mais destaque. Neste caso, é trabalhada a iluminação com foco, destacando essa área que também faz parte da decoração do espaço. Outra dica é a utilização de luminárias pendentes sobre os balcões do bar, para assim destacá-los e proporcionar maior facilidade para quem está trabalhando no espaço, como o bartender.
Salão de jantar
Essa é a parte mais importante de um restaurante, já que é onde o público passa a maior parte do tempo. Neste espaço devem ser trabalhados alguns conceitos muito importantes como: segurança, estética e conforto. Abordaremos a seguir cada um desses pontos.
Por que é importante se atentar à segurança no projeto de iluminação do seu restaurante?
A segurança deve estar presente em qualquer empreendimento, e no momento de planejar a iluminação de um restaurante não seria diferente. Pensando, por exemplo, no salão de jantar, a iluminação deve garantir êxito, não apenas no quesito segurança, mas também deve trazer funcionalidade.
A iluminação deve possibilitar a circulação tanto dos clientes quanto dos funcionários, sem que ocorra nenhum tipo de acidente ou esbarrões. Uma dica é a utilização de balizadores e embutidos de solo, que são acessórios de iluminação indicados para pisos, escadas além de jardins e paredes. Com este tipo de iluminação você consegue criar efeitos no chão, além de não interferir nas iluminações vindas de outros pontos.
Outra dica para deixar o ambiente mais iluminado e ainda adicionar atração visual à decoração das paredes é adicionar arandelas, ou ainda trabalhar a iluminação indireta vinda de sancas ou aberturas no teto. O importante é, durante o projeto de iluminação, a estética e a segurança andarem de mãos dadas.
Para os restaurantes que oferecem a opção self-service, a ideia de funcionalidade deve ser notável, visto que é necessário os clientes enxergarem as opções para montarem seus pratos. A indicação é utilizar a iluminação com pendentes ou spots direcionáveis.
Conforto, estética e aconchego
Cada restaurante possui um estilo, por exemplo, uma churrascaria não é igual a um restaurante japonês, como não é igual a uma pizzaria. Cada um segue a sua estética, e em seu espaço deve ter impregnado sua personalidade, sua identidade.
Para a criação de identidades visuais é importante saber trabalhar com a decoração e iluminação adequadas. Luminárias típicas, por exemplo, podem ser usadas para restaurantes japoneses, assim como lustres vazados em metal rendado podem ser usados em um restaurante indiano.
Além das questões culturais, é importante pensar no público-alvo do seu restaurante e o local onde ele está inserido. Por exemplo, se for um restaurante mais intimista ou um bistrô, o ideal é transmitir uma sensação de aconchego e bem-estar, para isso, a utilização de lâmpadas quentes e luz indireta em baixa intensidade é uma opção perfeita. Caso o restaurante seja mais descontraído, como lounge bar, podem ser utilizados alguns elementos com cores vibrantes, que causem impactos no público; a iluminação deve ser sua maior aliada para gerar destaque ao ambiente.
Qual o tipo de iluminação ideal para a cozinha do restaurante?
Pensando na parte interna do restaurante, a cozinha é, sem dúvidas, a mais importante, afinal é lá que são preparados todos os pratos que são servidos no restaurante, e para um bom trabalho, sim, é necessária uma boa iluminação. Por último e não menos importante, vamos falar sobre o tipo de iluminação ideal para esta área.
Em geral, na cozinha é necessária uma abrangência de iluminação maior, ou seja, uma iluminação neutra e difusa. Placas de LED são uma boa opção para iluminar bem o espaço de uma forma mais ampla. Além disso, também podem ser utilizados spots focados para intensificar alguma área de trabalho, como a bancada principal.
Fonte: https://tridan.com.br/
This Post Has 0 Comments