Por Catia Porto Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais…
PMEs são fundamentais na consolidação da gastronomia brasileira no cenário global
Conhecido como o boa-praça na maior parte dos países por onde passa, o brasileiro carrega consigo o carisma da sua cultura. O futebol e o samba podem ser as grandes bandeiras. Mas a gastronomia não fica muito atrás. E o estrangeiro tem descoberto que ela vai muito além da caipirinha e da feijoada.
O Fogo de Chão, rede de restaurantes premium de comida brasileira, é um dos promotores da cultura gastronômica brasileira pelo mundo. E conta com a qualidade da carne brasileira como carro-chefe. Com suas 80 lojas em diferentes países, a empresa leva do corte até o cozinheiro aqui, do Brasil, para servir alguns dos mercados mais disputados do mundo, como o americano.
Em entrevista exclusiva ao portal Food Connection durante a Fispal Food Service 2024, o head de Marketing do Fogo de Chão, João Galoppi, disse que “a cozinha brasileira é a consagração da nossa marca” e que parte importante da consolidação dessa parte da cultura brasileira está nas mãos das pequenas e médias empresas que atuam aqui, no Brasil.
“Quando você vai para um lugar, a primeira coisa que você quer conhecer é a gastronomia, e você quer conhecer aquela gastronomia local. Então, essas (pequenas e médias) empresas têm um papel fundamental para vender o Brasil para fora do país”, diz Galoppi.
Quais as dificuldades de tocar uma marca desse tamanho, que é consagrada como uma das mais importantes do Food Service no Brasil?
Não é fácil trabalhar com o nosso negócio, com o nosso segmento. A gente tem que ser muito apaixonado. Hoje, o Fogo de Chão tem oito casas aqui no Brasil e 80 espalhadas pelo mundo. Nosso maior desafio é padronizar nossas entregas. Ou seja, a pessoa que tem a experiência no Brasil, vai ter em Miami ou onde for. Isso passa por treinamentos, pessoas e inovação.
O Fogo de Chão é conhecido por levar um pouco do Brasil para todas essas praças. Qual a importância da cozinha brasileira na consolidação da marca?
A cozinha brasileira é a consagração da nossa marca. Hoje nós somos o fogo de chão no mundo inteiro por causa do Brasil por causa da nossa raiz brasileira. Então, apesar de a rede ter evoluído bastante, o DNA dessa marca não mudou. Então, as carnes continuam sendo assadas na churrasqueira, assim como sempre foram no passado. A gente ainda tem o modelo do espeto corrido, que é o que nos tornou conhecidos. Apesar de a gente ter plugado outras experiências no meio. E principalmente as inovações para as mesas de salada, elas passam pelo Brasil. Então, a primeira estratégia é levar o Brasil para fora, não trazer o que é de fora para dentro. Se você for aos Estados Unidos, tem pão de queijo e arroz biro-biro. E o nome do restaurante é Fogo de Chão em qualquer lugar.
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