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Plano de Negócios para Restaurante: 9 dicas para criar o seu

Desenvolver um plano de negócios para restaurante é uma estratégia essencial e insubstituível. Seja no curto, médio ou longo prazo, não importando o tamanho do seu empreendimento, apenas o planejamento pode ajudar você a calcular os resultados e a prever os obstáculos no meio do caminho.

Pensando em criar um plano de negócios para o seu empreendimento? Saiba que você está no lugar certo!

Nós desenvolvemos este texto exatamente para explicar o que é e dar dicas de como planejar o seu negócio, antes de colocar a mão na massa. Então, fique atento e confira o conteúdo completo!

O que é um plano de negócios e para que serve?

Basicamente, um plano de negócios é um documento que serve para orientar os empreendedores em relação à administração do empreendimento. Trata-se de um estudo que define tudo sobre o surgimento da empresa, seus pontos fracos e fortes, além da concorrência.

É ele que orienta os donos de restaurantes para encontrar a melhor estratégia, buscando aumentar a assertividade do negócio e os rendimentos. Além disso, nele consta tudo o que diz respeito ao restaurante, começando pelos detalhes da gestão e indo até os equipamentos utilizados, por exemplo.

Quais são as dicas para criar um plano de negócios para restaurante?

Agora que você já sabe o que é e para que serve um plano de negócios, confira nossas dicas para implementar um no seu restaurante. Leia agora o tópico a seguir!

1. Analise o cenário

O primeiro passo para desenvolver um plano de negócios antes de abrir um restaurante é estudar o cenário em que ele estará inserido para definir o seu nicho de atuação. Assim, observe quais categorias de culinária estão em alta para você implementar no negócio.

Caso o seu restaurante seja misto, também é fundamental focar em um direcionamento específico dos produtos mais importantes. Tomando esse cuidado no início do plano de negócios, ficará mais fácil montar o cardápio e definir os planos de divulgação.

2. Escolha os fornecedores

Analisar os fornecedores é também uma das maiores prioridades do planejamento. Antes de abrir as portas do restaurante, é bom tomar nota das possibilidades e ideias de acordo com o que você deseja oferecer aos clientes.

Portanto, considere tanto a variedade dos produtos oferecidos quantos os valores dessas mercadorias e os prazos para realizar o pagamento. Além disso, contar com fornecedoresbons de atendimento, com procedência dos produtos conhecida, é uma ótima dica para evitar problemas.

3. Estabeleça um plano de divulgação

É necessário divulgar o seu negócio, principalmente nos primeiros anos. Assim, é muito interessante já ter um plano de divulgação preestabelecido. Somente por meio dessa prática é que o restaurante passará a ser conhecido na região.

Dessa forma, faça questão de ter uma boa estratégia de marketing, além de decidir em quais canais você divulgará o negócio. Saiba que sites e redes sociais ajudam bastante nesse momento e que a percepção da sua marca anda de mãos dadas com os bons conteúdos que você posta, além da qualidade dos pratos oferecidos.

4. Defina o tipo de serviço 

Qual forma de serviço você deseja oferecer em seu estabelecimento? À la carte? Self-service? Prato feito? Escolha o modelo ideal e coloque todas as informações sobre isso no plano de negócios para o restaurante.

Aliás, é claro que os dados a respeito do tipo de serviço também impactam os investimentos e os recursos de mão de obra necessários.

Esse é o primeiro passo para começar. Depois de definir seu objetivo, comece a montar seu planejamento com as dicas abaixo.

5. Calcule o capital e os gastos

É claro que os fatores ligados às finanças do empreendimento são fundamentais. Por isso, coloque no papel todo o tipo de investimentos, despesas, estimativas de lucro etc.

Muitos restaurantes acabam falindo justamente porque o empreendedor não tem a visão de negócio ou, ainda, porque não estudou todas as necessidades previamente.

6. Estabeleça o seu público-alvo

Como agora você já sabe o modelo de serviço e, consequentemente, quais serão os custos dos pratos, é possível definir um público-alvo.

Na hora de anotar esse ponto, tente ser o mais detalhista possível. Coloque, por exemplo, idade, sexo, profissão, classe social e outros detalhes de seus clientes. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será criar estratégias que agradem aos consumidores.

7. Defina o ponto comercial

A escolha do ponto comercial é mais um cuidado importante no plano de negócios para restaurantes.

Avalie muito bem todas as regiões e, é claro, qual faz mais sentido para o seu público-alvo. Um exemplo: de nada adianta oferecer um serviço mais sofisticado para uma região da cidade que não seja tão valorizada.

8. Estude seus concorrentes

Independentemente do tipo de restaurante que você deseja abrir, procure sempre estudar todo o modo de ação dos seus concorrentes.

Em qual região eles se encontram? Como são feitos os serviços? Qual a composição do cardápio? Em que tipo de público eles investem? Busque todos os detalhes e coloque no plano de negócios para restaurante. Assim, você consegue competir com a concorrência!

9. Analise o perfil da equipe

Por fim, analisar o perfil dos profissionais com que você deverá contar é um detalhe muito importante para fazer o seu restaurante funcionar. Busque compreender quantas pessoas e quais perfis de profissionais você necessitará antes de começar as contratações.

Por exemplo, ao contratar o cozinheiro, é importante considerar as especialidades dos seus pratos e procurar por profissionais que tenham as habilidades necessárias no preparo do que está listado no cardápio.

Nessa hora, conversar com os profissionais certos para montar o cardápio é fundamental, pois assim vocês valorizarão os ingredientes disponíveis e oferecerão boas opções de pratos.

Você acabou de aprender o que é e para que serve um plano de negócios para restaurante. Lembre-se de aproveitar as nossas dicas antes de abrir as portas do seu empreendimento. Não pensar no planejamento acaba por deixar você sem visão de negócio, o que pode dificultar as vendas, já que não terá nenhuma estratégia nas mangas.

Fonte: https://blog.neemo.com.br/

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