Por Catia Porto Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais…
Planejamento Empresarial e Tributário para 2024
O final do ano é um momento propício para fazer uma análise dos resultados do ano anterior e planejar as ações para o próximo. Isso vale para empresas de todos os portes e segmentos.
Com um bom planejamento, é possível reduzir custos, evitar autuações e aumentar a competitividade da empresa.
Planejamento Empresarial
O planejamento empresarial deve contemplar todos os departamentos da empresa, considerando o porte, a quantidade de colaboradores, o portfólio e o nicho de mercado.
Algumas das vantagens de um planejamento empresarial bem estruturado são:
- Identificação de falhas nos processos de forma antecipada;
- Definição rápida de soluções para as falhas identificadas;
- Evitação de retrabalho;
- Redirecionamento dos esforços para questões que realmente merecem atenção.
Planejamento Tributário
O planejamento tributário é essencial para reduzir a carga tributária que incide sobre a empresa.
Algumas dicas para realizar um bom planejamento tributário são:
- Analisar quais são os tributos a serem pagos no decorrer do ano;
- Descobrir a quais regras de isenção a empresa pode ser submetida;
- Aderir a incentivos fiscais que reduzem alíquotas de tributos.
Para que o planejamento tributário seja bem construído, é preciso reunir informações como:
- Faturamento ou receita bruta da empresa;
- Compras;
- Serviços tomados;
- Despesas operacionais;
- Margem de lucro;
- Investimentos;
- Quadro societário.
Além disso, é importante fazer uma análise de possíveis cenários e avaliar diferentes direcionamentos para o planejamento tributário.
Com um bom planejamento empresarial e tributário, é possível:
- Reduzir custos;
- Evitar autuações;
- Aumentar a competitividade;
- Estabelecer um orçamento anual eficaz;
- Elaborar um calendário tributário adequado às necessidades da empresa;
- Aproveitar de forma adequada os possíveis incentivos fiscais;
- Simular e analisar cenários pelos quais o negócio pode passar.
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