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Melhore o atendimento em seu restaurante, bar ou lanchonete

Em um estabelecimento de food service, é comum que os gestores possam se deparar com a seguinte questão: como melhorar o atendimento do meu restaurante, bar ou lanchonete além de fazer bom uso da automação comercial?

Quando dialogamos sobre um mercado cada vez mais competitivo, os empreendedores se veem obrigados a buscar soluções e diferenciais para suprir as demandas em constante avanço.

Há o agravante, inclusive, de que os consumidores estão cada dia mais atentos com relação aos produtos e serviços que lhes são oferecidos.

Você sabia que, após uma experiência negativa com alguma empresa, 58% dos consumidores não voltam a procurá-la? Este comportamento desempenhado pelos “novos perfis de clientes” demanda um novo posicionamento por parte dos gestores. E, naturalmente, o cenário food service está incluído neste cenário.

São inúmeras as estratégias que devem ser adotadas para garantir o bom funcionamento do restaurante, bar ou lanchonete. No entanto, quando falamos do atendimento, é necessário obter uma atenção especial. Até porque, se houve qualquer problema durante este processo, é muito provável que os consumidores avaliem mal o estabelecimento de food service, não tornando a visitá-lo. Ao menos é o que você, enquanto cliente, faria. Certo?

Mas, enquanto gestor(a), qual a melhor forma de se investir no atendimento e garantir que o processo seja realizado de forma eficaz e diferenciada? Acompanhe o nosso post para descobrir! 🙂

O primeiro passo é se colocar no lugar do cliente!

Quando você chega a um restaurante, ainda como consumidor, é bem provável que o atendimento seja o primeiro processo a ser analisado. Itens como a agilidade dos funcionários, cordialidade e atenção são levados em consideração. Inclusive, cada qualidade, ou erro, durante o atendimento, é levado em consideração na experiência como um todo.

Agora, enquanto gestor, vale ressaltar que o atendimento é a sua porta de entrada, pois é a partir deste processo que os clientes terão o contato inicial com sua empresa e equipe de colaboradores. Em outras palavras, é quando a experiência começa e assim se desenvolve durante toda a jornada do consumidor.

Sendo assim, não é estratégico alinhar todo o processo para que sua performance seja bastante satisfatória ao seu cliente?

Voltando à questão dos consumidores exigentes: é certo que 66% trocam de empresa devido a um atendimento ruim. Diante dessa estatística, nem é preciso dizer que investir na qualidade deste processo é essencial até mesmo para a longevidade do seu bar, restaurante ou lanchonete.

Como partimos do pensamento de que, por mais que sua logística já seja satisfatória, sempre há o que melhorar, vamos prosseguir com algumas dicas valiosas para melhorar o atendimento e, assim, suprir a necessidade dos clientes e até mesmo fidelizar mais consumidores.

Invista em softwares de gestão e automação comercial

Vivemos no que chamamos “era digital”. Fato. Por isso, fazer da tecnologia sua melhor aliada é um posicionamento muito coerente com o mercado. Poder contar com softwares que auxiliem, não apenas os gestores, mas também os funcionários a desempenharem um atendimento mais eficaz por meio de soluções de automação comercial, é um ponto a favor da sua empresa e um passo à frente dos seus concorrentes.

Você sabia que existem sistemas inteligentes que otimizam a comunicação entre o garçom e a equipe da cozinha? Assim, ao receber os clientes e registrar os pedidos via software, os mesmos já serão encaminhados aos profissionais que irão prepará-los. Dessa forma, evita-se tempo gasto de deslocamento até a cozinha, além de possíveis erros nos pratos ordenados pelos consumidores. Isso é automatização de processos

Tornar o atendimento mais dinâmico é outro benefício que o software de gestão pode agregar ao estabelecimento de food service. Por exemplo, se uma mesa X não realiza pedidos há algum tempo, o profissional responsável estará ciente, podendo proporcionar um atendimento mais eficaz. O mesmo vale para o controle das mesas, que podem ser feitas por meio dos sistemas (implementados em dispositivos móveis), permitindo um fluxo mais eficiente e evitando filas na porta do restaurante ou outros transtornos.

Por isso, ser adepto à tecnologia é uma forma muito interessante de melhorar o atendimento em seu restaurante, bar ou lanchonete. Invista em soluções diferenciadas e com expertise de mercado!

Capacite sua equipe

Investir em softwares de automação comercial também contribui para uma visão mais estratégica da equipe, possibilitando o gestor a medir a performance e o tempo gasto entre um atendimento e outro.

Essa noção permite um entendimento mais apurado do desempenho de cada funcionário, possibilitando uma capacitação mais coerente com a necessidade específica do colaborador X ou Y. Por exemplo, se um profissional precisa ser mais ágil durante a execução dos pedidos, o gestor poderá treiná-lo de forma a aprimorar ainda mais o processo do atendimento.

Tudo isso contribuirá para que toda a experiência dos clientes seja ainda mais memorável. Sempre no sentido favorável, claro.

Amplie seus canais de comunicação

O atendimento da sua empresa não precisa ser feito apenas no espaço físico do seu restaurante, bar ou lanchonete. Se o seu estabelecimento realiza entregas, por exemplo é essencial alinhar os canais para que o atendimento seja feito da melhor forma possível.

Apostar em softwares e ferramentas de automação comercial que tornem o serviço de delivery ainda mais prático também contribuem para a satisfação no atendimento.

Também é importante que o seu estabelecimento esteja presente no cenário online, seja criação de sites, mídias sociais ou comunicação via e-mail marketing. Dessa forma, é possível aumentar a abrangência das mensagens veiculadas, estreitando laços com os clientes e atraindo consumidores por meio de conteúdos diferenciados e/ou promocionais.

Aposte em um atendimento personalizado

Imagine chegar a um restaurante e ser atendido exatamente conforme suas preferências? Proporcionar esse tipo de experiência ao cliente pode ser muito vantajoso à sua empresa. É claro que este item irá depender de diversos fatores, como um conhecimento mais específico sobre cada consumidor.

No entanto, investir em ações promocionais que contemplam datas comemorativas, por exemplo, é uma vertente. Outra ideia seria enviar um e-mail ao cliente convidando-o para uma sobremesa gratuita em seu restaurante para comemorar o aniversário dele, ou oferecer um desconto vantajoso. As pessoas gostam de ser lembradas e tratadas pelo nome, portanto, torne o atendimento o mais humanizado possível.

Não se esqueça da boa e velha cordialidade

Por último, e não menos importante, atentar-se à missão e aos valores do seu estabelecimento de food service é essencial para que um bom atendimento seja realizado. Principalmente quando estes conceitos estão relacionados a uma relação humanizada com os clientes. Nem precisamos reforçar a importância da cordialidade, certo?

Quem trata seus clientes educadamente se aproxima dos mesmos, tornando o atendimento mais humano e proveitoso. Você, enquanto consumidor, não prefere um tratamento mais amistoso?

Não se esqueça do planejamento!

São várias as ações que podem ser adotadas para melhorar o atendimento do seu restaurante, bar ou lanchonete. Porém, antes de colocar qualquer processo em prática, é necessário planejar e compreender os valores e tempo de cada implantação.

Lembrando que o atendimento é decisivo para garantir a frequência dos consumidores em seu estabelecimento de food service. Por isso, investir em uma boa experiência nunca é demais!

Fonte: Teknisa

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