Por Catia Porto Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais…
Fluxo de caixa e controle de estoque para restaurantes e bares
Para que bares e restaurantes consigam se manter no mercado, principalmente diante da pandemia, o controle financeiro é fundamental.
Neste sentido, práticas como a gestão do fluxo de caixa e controle de estoque se apresentam como um fatores chave para o restabelecimento da saúde financeira do negócio e para a retomada do crescimento das empresas desse segmento.
Em contrapartida, a falta de uma gestão financeira e o descontrole sobre o estoque pode resultar no insucesso de um empreendimento. O que pode levá-lo a acumular uma grande quantidade de dívidas.
Desse modo, implementar uma gestão de fluxo de caixa e controle de estoque é fundamental para assumir as rédeas do negócio e evitar perdas. Afinal, a falta de organização dos insumos é o principal motivo de desperdício, acarretando sérios prejuízos financeiros ao negócio.
Portanto, acompanhe este artigo com atenção para entender a importância da implementação e controle destas rotinas no seu comércio. Confira e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que trata de controlar todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa.
Em bares e restaurantes, o fluxo de caixa trabalha com o levantamento das vendas e dos custos de aquisição de mercadorias e de manutenção do negócio (aluguel, água, energia elétrica etc).
Além disso, este é um instrumento que informa qual será o saldo de caixa em um determinado momento. Para tanto, são realizados registros do fluxo atual e também de previsões futuras.
O que é controle de estoque?
O controle de estoque é a principal ferramenta que auxilia no acompanhamento do fluxo de mercadorias de um bar ou restaurante.
Deste modo, se torna possível documentar e analisar as informações de todas as vendas realizadas, assim como de compras futuras.
Entre suas principais vantagens está a garantia de qualidade das mercadorias, uma vez que alguns produtos possuem prazo de validade.
Portanto, conhecer o que está dentro de seu estoque é saber o que você pode vender ou não.
Continue sua leitura e compreenda melhor qual a importância do fluxo de caixa e controle de estoque para restaurantes e bares.
A importância da gestão de fluxo de caixa e controle de estoque
O fluxo de caixa trata de registrar e acompanhar todas as movimentações financeiras. Já o controle de estoque trabalha a fim de organizar, categorizar, contabilizar e otimizar o giro de produtos, reduzindo perdas e maximizando os lucros.
O fluxo de caixa e controle de estoque para restaurantes e bares, quando aplicados a um negócio de maneira eficiente, geram inúmeros benefícios. São eles:
- Redução de custos fixos relacionados à manutenção do negócio;
- Diminuição de perdas de bebidas e alimentos ao utilizar itens em estoque, evitando compras desnecessárias;
- Melhora da organização do estoque por meio de planilhas e relatórios;
- Informações sobre quais itens têm mais saída ou que precisam de reposição;
- Otimização dos recursos financeiros;
- Obtenção de informações para a implementação de um cardápio mais enxuto, trazendo maior economia e facilitando a gestão do estoque.
Além de manter o estabelecimento em dia com todas as suas obrigações, uma gestão financeira eficaz permite trazer a realidade daquele negócio à tona. Isso permite uma melhor tomada de decisões e a economia de esforço e de recursos.
Dessa maneira, se você deseja compreender como implementar essa gestão na sua empresa, veja quais são os passos que devem ser seguidos.
Passo a passo para implementar uma gestão de caixa eficiente
O principal objetivo de uma gestão de caixa é fazer a apuração e projeção do saldo disponível em uma empresa para que ela consiga se manter.
Ou seja, a sua atuação vai muito além de identificar quais são as contas a pagar e a receber, mas garantir que sempre exista capital de giro disponível para a compra de alimentos e bebidas, assim como para a quitação de impostos e contas mensais.
Se você ainda tem dúvidas se tem feito a gestão de caixa da sua empresa da maneira certa ou deseja entender como é esse processo, acompanhe agora um passo a passo para implementar um controle financeiro na sua empresa.
Conheça os seus ganhos e custos
O primeiro passo para estabelecer um fluxo de caixa eficiente é conhecer quais são os ganhos e custos da sua empresa.
Ou seja, deve-se registrar todas as movimentações financeiras de um negócio. Isso é, todas as entradas e saídas de dinheiro dentro de um período de tempo estabelecido de acordo com as necessidades de uma empresa.
Desse modo, você garante que a sua empresa não fique inadimplente e que os seus investimentos estão sendo feitos no lugar certo.
Além disso, entender todos os ganhos e despesas permite o cumprimento de todos os compromissos financeiros, evitando assim atrasos e dívidas.
Faça projeções financeiras
Outra prática para adotar uma gestão de fluxo de caixa dentro da sua empresa é fazer projeções financeiras para os próximos meses.
Ou seja, uma vez que a sua empresa entende quais são as suas despesas e ganhos, é possível se antecipar e se preparar para o futuro.
Sendo assim, conhecendo todo o dinheiro que vai entrar e sair dentro de um período de tempo, uma empresa pode se planejar para garantir caixa suficiente para ficar em dia. Com isso, o controle do fluxo de caixa auxilia na tomada de decisão dos empreendedores.
Ao entender a realidade de uma empresa, é possível se segurar financeiramente para não ficar inadimplente ou aproveitar a folga no caixa para investir em seus processos internos.
Corte alguns custos
Toda empresa que deseja se manter no mercado e apresentar um crescimento saudável precisa se planejar financeiramente.
Tal planejamento envolve a redução de despesas dentro de um negócio. Logo, deve-se, após identificar todos os seus custos, fixos e variáveis, buscar cortar aqueles dispensáveis e que não interferem diretamente em outros setores da empresa.
Dessa maneira, atente-se aos gastos da sua empresa e procure fazer cortes estratégicos, mantendo assim financeiramente saudável.
Controle o capital de giro
O capital é o que mantém uma empresa em atividade no mercado, mesmo em momentos de crise.
Sendo assim, deve-se implementar um controle no capital de giro na sua empresa, focando, inclusive, em obter uma reserva para enfrentar possíveis cenários complexos.
Conte com profissionais especializados
Muitos empresários, acostumados a lidar com uma rotina repleta de tarefas, acabam não dando a atenção devida para todos os setores de um negócio.
Como ficou evidente, o fluxo de caixa e controle de estoque para restaurantes e bares previne gastos desnecessários, contribuindo com o crescimento do estabelecimento.
Quando problemas acometem o setor financeiro, uma empresa pode encontrar sérias dificuldades para se manter, principalmente quando o cenário econômico não é favorável.
Dessa maneira, uma das decisões mais assertivas de uma empresa é contar com o apoio de um serviço especializado para lidar com a sua gestão de fluxo de caixa e controle de estoque para bares e restaurantes.
Nestes casos, uma contabilidade surge como uma parceira de negócios para toda e qualquer empresa. Os profissionais contábeis são aqueles com conhecimento técnico acerca de todos os processos financeiros de uma empresa.
This Post Has 0 Comments