skip to Main Content

Faça um Controle Financeiro e planeje o crescimento da sua empresa

O controle financeiro de uma empresa é fundamental para a continuidade íntegra dessa organização, para assim evitar gastos desnecessários, falta de segurança do capital e inadimplências, além de gerar um bom planejamento estratégico para a organização.

Sendo assim, ter esse setor da empresa saudável é de extrema importância e funciona como um pilar para todas as outras células do negócio, pois o domínio do capital influencia diretamente no rumo e nos passos que devem ser tomados por seus gestores.

Para isso, são utilizadas diversas ferramentas da contabilidade, sendo essas: DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), Fluxo de Caixa, Capital de Giro, dentre outras. Dessa forma, grandes corporações têm seus controles financeiros muito bem definidos e usam dessas ferramentas básicas e métodos de planejamento financeiro.

Métodos de Planejamento

Sendo assim, os métodos de planejamento contábeis podem colaborar para a saúde financeira de uma empresa. Nesse contexto, exercitar a disciplina, ter o hábito de anotar gastos, mantê-los organizados, saber de onde os valores (recebidos, a receber, despesas e investimentos) vêm e para onde vão.

Diante disso, é necessário que as contas pessoais sejam separadas das empresariais, para, assim, evitar que ocorra o descontrole dos valores gastos do seu negócio, existindo uma distinção do que é sua conta e o que pertence exclusivamente a sua empresa.

Com o exercício da disciplina organizacional será atingido o conhecimento dos prazos – conhecer os prazos faz com que seja evitado o pagamento de juros e a existência de inadimplência por parte da sua empresa. Assim, o controle das contas a pagar e a receber fica mais bem definido, já que serão registradas e planejadas as contas. Dessa forma, será possível ter um controle melhor das finanças e a partir disso será possível planejar os próximos passos de sua organização.

Portanto, é interessante definir um orçamento anual ou um exercício contábil para definir o sucesso do seu negócio, pois é de suma importância saber o quanto sua empresa gerou de patrimônio, podendo estipular metas futuras e, dessa maneira, atingi-las. Além disso, controlar bem o estoque e as movimentações financeiras. Também se torna algo primordial, uma vez que isso interfere desde o controle com os fornecedores, até o preço que será estabelecido no produto tendo como base a lei da oferta e da demanda.

Para evitar grandes complicações futuras é necessário que exista um fundo de reserva emergencial, que consiste no recurso que você separa para suprir possíveis emergências e não cair em dívidas, podendo ser guardado de diversas maneiras. Dessa forma, estes podem ser armazenados no caixa da empresa, em poupança ou de preferência investir para ter algum retorno sobre o dinheiro que está parado. Muitos não foram à falência na pandemia do COVID-19 por obterem reservas emergenciais.

Nesse sentido, com intuito de prevenir-se da inadimplência, negocie boas condições de pagamento gere facilidade nos meios de pagamentos disponíveis aos clientes, promovendo um compra melhor dos seus serviços e produtos.

Sobre as Ferramentas de Contabilidade

Como dito anteriormente, para se organizar financeiramente é necessário que haja o uso da contabilidade, já que essa irá prover ao seu negócio uma noção ampla e direcionada do capital. Sendo assim, algumas das principais ferramentas utilizadas nesse meio são:

  • Fluxo de caixa: São todos os gastos e recebidos de uma empresa;
  • DRE: A demonstração do resultado do exercício (DRE) serve para representar o exercício líquido de uma empresa, através de receitas e despesas na intenção de obter o lucro ou prejuízo considerando determinado período;
  • Balanço patrimonial: É uma forma contábil de representar a situação financeira que uma empresa se encontra. Nesse balanço, apresenta-se as aquisições da empresa, despesas, custos, receitas, lucro, estoque de produtos e capital próprio;
  • Capital de Giro: Capital de giro de uma empresa é a quantidade de dinheiro que tem em caixa para um curto período, sendo assim para despesas de curto prazo. Sendo assim, funciona como um meio de calcular a liquidez que é de extrema importância para a saúde financeira.

Dicas de planejamento

Nesse contexto, o controle financeiro empresarial é reflexo de uma boa organização, portanto, também é de extrema importância desenvolver meios, os quais impulsionam esse pilar. Sendo assim, ferramentas como Trello, Excel, documentose Drive compartilhado são utilizadas para o entendimento e controle financeiro, já que essas organizam as finanças da empresa.

  • Trello: Funciona como um bloco de notas compartilhado. Sendo assim, dentro da ferramenta é possível separar todos os passos e inserir as anotações necessárias para a conclusão de alguma etapa e, além disso, é possível usar para armazenamento de dados.
  • Documento e Planilha de Excel compartilhada: Desenvolve uma planilha simultaneamente para mais de uma pessoa. Portanto, é deixado o acesso aos dados mais otimizado, já que todos os encarregados das informações não precisam compartilhar cada alteração feita nos arquivos e as mesmas mudam de forma simultânea para todos, evitando erros e omissão não deliberada de informações.
  • Drive compartilhado: Permite que os funcionários da empresa tenham acesso a todos documentos que a empresa possui. Sendo assim, a ferramenta proporciona uma gestão de conhecimento para as novas equipes não cometerem os erros que a empresa já cometeu e, além disso, aprender com o que já foi feito, aumentando assim a assertividade das funções.

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top