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Crescimento de adegas de bairro é impulsionado por novas tecnologias

Para que o negócio garanta um bom armazenamento e preservação das bebidas, é preciso apostar em sistemas de controle de temperatura e umidade

Durante o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, tivemos um crescimento expressivo de adegas de bairros pelas cidades brasileiras. Esses comércios, que também adotaram o serviço de entrega quando o distanciamento era obrigatório, tiveram uma aceitação muito grande do público, impactando nas vendas, um dos motivos da rápida expansão.

De acordo com o levantamento do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último ano, o setor etílico foi o que mais cresceu (5,2%). Com a alta demanda e diversificação dos consumidores, esta área vem se adaptando e incluindo em seu cardápio, por exemplo, drinks prontos, como caipirinhas, gins e whiskies.

Embora essa seja uma novidade que está ganhando espaço nas adegas, a cerveja, a queridinha dos brasileiros, não perde o seu posto. Durante o Carnaval de 2023, mais da metade das vendas (52%) dos mercados de vizinhança foi de bebidas alcoólicas, sendo a cerveja a mais consumida no período, de acordo com levantamento da Linx.

Tecnologia no copo

Para além do acompanhamento de mudança de consumo, as adegas estão atentas aos avanços tecnológicos. Para que o negócio garanta um bom armazenamento e preservação das bebidas, é preciso apostar em sistemas de controle de temperatura e umidade.

Alguns estabelecimentos comerciais usam adegas inteligentes, que podem ser controladas remotamente por meio de aplicativos de celulares. Isso permite o monitoramento em tempo real e o ajuste das condições de armazenamento, o que é fundamental para a preservação adequada de vinhos e outras bebidas.

Para proteger as bebidas de alto valor,  as adegas podem utilizar equipamentos com sistemas de segurança, como sensores de vazamento e câmeras de vigilância, por exemplo.

Há adegas que não são mais apenas locais de armazenamento, elas são um ambiente com o design, para que os consumidores se sintam confortáveis e atraídos visualmente. Os varejistas estão criando adegas que se integram perfeitamente às casas e estabelecimentos comerciais, combinando estética e funcionalidade, com bons materiais, iluminação e sistemas de prateleiras ajustáveis. Tal qual uma adega caseira.

Além das adegas físicas, existem também as que vendem apenas via e-commerce, como o Zé Delivery, um aplicativo de entregas feito para garantir que nunca falte bebida gelada. Além da entrega feita em até 1 hora, a empresa conta com parceiros que vendem a preços equivalentes aos dos supermercados.

O Chopp Brahma Express também é um modelo de venda delivery. O cliente pode pedir a sua bebida via site ou em uma loja. Eles entregam, instalam e testam a chopeira para garantir que está tudo certo. Depois, retiram na casa do cliente.

Além dos modelos delivery, este mercado cresceu também por conta dos clubes de assinatura. O varejo por assinatura ajuda a manter a receita, mantendo a compra recorrente dos clientes. Existem clubes de assinatura de vinho, bebidas internacionais, chás e cervejas, entre outros.

De modo geral, eles estão se tornando uma tendência em todo o mundo e segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), esse tipo de serviço cresceu 167% no Brasil, nos últimos quatro anos (dado de 2020). Nos Estados Unidos, esse modelo de negócio fatura cerca de US$ 10 bilhões por ano. No Brasil, a estimativa ultrapassa R$ 1 bilhão.

A tecnologia também é uma forte aliada na gestão de adegas. Ter um sistema completo, que auxilie nas atividades do dia a dia, com PDV online e offline, emissão de cupons fiscais, controle de estoque e controle de prazo de validade, é essencial para o estabelecimento crescer, sem perder receita.

Porém, já existem no mercado soluções tecnológicas mais avançadas que permitem a integração com delivery, plataforma de promoções, totem de  autoatendimento, aplicativo de vendas personalizado, dashboards com indicadores de vendas, entre muitas outras. Essas funcionalidades são essenciais para quem quer oferecer um atendimento cada vez melhor, fidelizar clientes e atuar de maneira mais estratégica em relação às vendas.

Estamos diante de um ótimo momento para o setor de bebidas etílicas. Para o futuro teremos ainda mais novidades e serviços que facilitam tanto a vida do consumidor quanto a do varejista, basta saber qual será a próxima porta (de freezer) que se abrirá.

Fonte: https://administradores.com.br/

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