A culinária japonesa, antes vista como exótica, conquistou os brasileiros e impulsionou o sucesso das…
Como o Mapeamento de Processos pode ajudar a sua empresa?
Mapear um processo significa descrever de maneira lógica e sequenciada todo o conjunto de atividades e subprocessos que o compõe. Diante disso, esta é uma ferramenta muito utilizada no mundo corporativo, uma vez que proporciona a visão holística de um negócio. Sendo assim, ela ganha muita atenção no mercado sênior pelo êxito na busca por competitividade e eficiência.
Tendo isso em mente, a execução de um mapeamento de processos é de extrema importância para conectar os diversos níveis e pessoas envolvidos em um processo. A partir disso, a eficácia na estruturação e funcionamento de uma empresa está diretamente ligada à forma como elas são planejadas.
O que é?
Uma empresa é formada por um conjunto de atividades com diferentes finalidades, como busca por informações, produtos ou serviços. A soma dessas atividades forma a operação da organização.
Diante disso, o mapeamento de processos é uma ferramenta de gestão que permite mapear atividades de alguma área ou setor específico de uma empresa, através de um fluxograma e a descrição das atividades do processo, por meio de um descritivo. Ademais, a ferramenta também pode indicar a relação entre as áreas e setores mapeados.
O objetivo da ferramenta consiste em deixar visível aos gestores e funcionários da empresa possíveis pontos falhos em cada processo, propondo soluções e otimizando-os para que a empresa alcance maior sucesso em suas operações.
Importância
O Mapeamento de Processos é extremamente agregador para o funcionamento de uma empresa, tendo como principal objetivo a estruturação, organização e padronização de todos os processos de um negócio. A partir dele, é possível documentar como cada processo é realizado em uma, além de como eles se relacionam entre si, facilitando assim, a visualização do processo produtivo.
O principal benefício de um mapeamento de processos é a possibilidade de reconhecimento das falhas no processo de produção da empresa, o que ajuda a parte estratégica da organização a entender o que precisa ser repensado e melhorado para que alcancem melhores resultados.
Para a realização do Mapeamento de Processos, pode ser utilizada a metodologia Business Process Management (BPM), que modela e controla de maneira eficiente o gerenciamento e processos de uma empresa.
This Post Has 0 Comments