skip to Main Content

Entenda como a cultura e o clima organizacional podem mudar a sua empresa

Sabe-se que comportamento organizacional é a maneira como os funcionários se comportam e atuam no ambiente de trabalho. Desse modo, tal fator influencia diretamente o engajamento e os resultados da equipe, consequentemente, à cultura e à política da organização.

Em um mundo globalizado como os dias atuais, ganhar destaque no mercado torna-se cada vez mais difícil, existe também a possibilidade de uma empresa ganhar destaque de um dia para o outro. Se o espaço pelo mercado está cada vez mais disputado, diferenciais disruptivos devem surgir, mas o disruptivo não se refere apenas a nova tecnologia e múltiplas inovações que mudarão o mundo, e sim ao modo como a empresa trata seus clientes e colaboradores. Ora, há muitos modos de metrificar esses diferenciais, a seguir, falaremos de dois deles: Cultura e Clima Organizacional.

Cultura e Clima Organizacional

A Cultura Organizacional refere-se ao conjunto de hábitos, crenças e políticas internas e externas de uma empresa. Sendo assim, essa cultura empresarial representa um diferencial competitivo no mercado sênior, visto que alinha às diretrizes de todo o corpo de funcionários em prol dos objetivos e metas da empresa.

Quais são os pilares da Cultura Organizacional?

Pelo fato da cultura organizacional ser o combustível teórico da empresa, sua identidade por assim dizer, a caracterização, faz-se presente durante a definição da Missão, Visão e Valoresda mesma. Partindo para as definições, temos:

  • Missão: Propósito que motiva a existência da empresa.

O motivo da existência de uma empresa, isto é, é a sua razão de ser e de ter sido desenvolvida.

  • Visão: O objetivo e metas vislumbradas pela empresa.
  • Valores: Conjunto de comportamentos e crenças que regem a trajetória da empresa. São primordiais para a vida corporativa, dado que representam os ideais de atitude e de resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa, visto que orientam o comportamento e a tomada de decisão da organização.

O Clima Organizacional, por sua vez, corresponde a um reflexo da cultura e do comportamento dos indivíduos da organização, pois representa uma percepção, isto é, um efeito não só do ambiente de trabalho, além do desempenho e da satisfação no trabalho. Assim, se as ações da empresa são condizentes com a cultura que ela divulga, o clima tem tudo para ser o melhor possível, assegurando maior qualidade de gestão e das condições de negócio.

Nesse sentido, a Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é uma ferramenta extremamente importante e essencial para o funcionamento de uma empresa, tendo como principal objetivo além de mapear e retratar de forma detalhada e concisa o clima organizacional do ambiente de trabalho, traçar planos de ação que garantem que tal espaço seja satisfatório e propício para a inovação e o crescimento da qualidade e do potencial da equipe de funcionários.

Quais são os pilares do Clima Organizacional?

Como dito anteriormente, para manutenção de um bom clima organizacional dentro das empresas, existem pilares que refletem diretamente na performance e nos resultados corporativos. Sendo assim, alguns dos principais fatores utilizados são:

  • A confiança estabelecida entre todos os agentes da empresa, seja para fins de projetos, buscando sempre a melhor forma de confeccionar uma solução que sane determinado problema ou para fins de engajamento de mútuas partes;
  • O reconhecimento da empresa perante os funcionários, o qual proporciona a noção de que cada um possui seu papel na empresa, sendo ele de suma importância para o bom andamento das atividades;
  • O diálogo como forma utilizada para eventuais feedbacks, sendo eles positivos ou negativos, com o intuito de mostrar ao colaborador seus principais acertos e os erros que estão sendo cometidos. Isso permite ao mesmo a chance de melhorar e se aprimorar;
  • A relação entre todo o corpo de funcionários, os quais compõem o alicerce da organização;
  • A criação de uma perspectiva de crescimento na empresa, sendo ela, por exemplo, uma projeção de plano de carreira. Este, por sua vez, permite que o funcionário eleve seu cargo, tornando sua dedicação e motivação dentro da empresa cada vez maior.

Como afetam a empresa?

A cultura organizacional está para o alicerce de uma empresa, assim como as paredes estão para a casa. Quando os fundamentos não estão claros e acessíveis a todos os interessados, há uma grande possibilidade de cada um interpretar a palavra da sua forma, resultando na dispersão dos esforços para pontos distintos, sem ligações quaisquer entre eles, gerando uma ineficiência na empresa o que, por sua vez, pode escalar de nível e causar problemas tão grandes quantos.

O principal benefício de se obter um ótimo clima organizacional dentro das empresas é a manutenção de um ambiente corporativo saudável. A partir dele, é possível estabelecer prosperidade e consciência sistêmica dentro da organização.

É válido ressaltar que existem sinais que determinam o fracasso de uma empresa, dentre eles: a competitividade. A corporação que é internamente competitiva, ou seja, que fomenta a concorrência e a disputa entre departamentos, perde força na competitividade no mercado sênior, dado que o sistema expressa fragilidade.

A falta de um clima organizacional positivo somada à competitividade e o individualismo dos associados assegura não só que as metas e os objetivos não sejam ascendidos, mas também que a visão dos acionistas em prol do sucesso da organização não seja alcançada.

Exemplo:

  • Toyota: Para ilustrar a o cenário em questão, pensemos na empresa automobilística japonesa Toyota: A Toyota, durante sua expansão, sempre prezou pela qualidade de seus produtos, mas não apenas isso, continuamente incentivaram os funcionários, não importando seu cargo ou função, a contribuir com ideias que poderiam melhorar a produção. Se algo está bom, por que não torná-lo melhor? Tal iniciativa fez com que os funcionários fossem o centro do projeto, a qualquer momento suas ideias poderiam ser escutas e implementadas na empresa. Por sua vez, esse sentimento fez com que os funcionários ficassem cada vez mais motivados a trabalhar na empresa.
  • Google: Outro exemplo é o da Google. Há diversos fatores que chamam a atenção nessa empresa, mas o foco atual é acerca de seu clima organizacional, o ambiente que a própria empresa criou para deixar seus funcionários estimulados e incentivados, pois seu campus possui áreas de lazer e jogos que têm o intuito de fazer com que seu colaborador se sinta mais à vontade no trabalho.

Conclusão

Em suma, o clima corporativo determina a forma como as pessoas estão conectadas na empresa, isto é, representa um retrato da realidade da organização. Desse modo, partindo da premissa de que as pessoas são a empresa, entende-se que o mau convívio, o ambiente ruim, desalinhamento entre os membros, a desmotivação coletiva somado com outros inúmeros fatores, fazem com que a empresa perca seu foco.

Por outro lado, é notório que o oposto também acontece! Funcionários proativos, energizados, fazem com que o clima da empresa seja propício para o desenvolvimento e o empreendimento, uma vez que suas atividades são influenciadas por essa “esfera positiva”.

Portanto, a gestão da cultura e clima organizacional representa um processo holístico e primordial que envolve diversos setores e um planejamento estratégico da empresa, quanto um monitoramento não só dos resultados, como também da participação e do engajamento dos colaboradores na vida corporativa.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top