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Expansão e franquias: só é grande quem pensa grande!

Se você quer ser competitivo, crescer como uma rede, ampliar pontos e mercado de atendimento, precisa pensar grande e ter atitude de destaque. Mas é preciso muito cuidado.

Você precisa ter o entendimento do tamanho que quer ter. Tem que entender os desafios, conhecer as dificuldades e riscos, torná-los previstos, entender o conhecimento e expertise já existente, tem que planejar e construir competências necessárias para o tamanho e “formato” que deseja, planejar e ter capacidade de executar.

Seu crescimento precisa ser pautado pela inteligência de mercado e de operações, embasado na estratégia Go To Market, com foco no que você resolve e como (CX e CS – Experiência e Sucesso do Cliente), e inicialmente pensar o seu negócio e suas oportunidades de crescimento pelas diretrizes que tornam o negócio diferente, eficiente, rentável e com potencial de expansão:

  • Legalidade (lei de franquias, leis de sociedades, de integração de empresas, de aquisições, etc);
  • Eficiência (inteligência de operações, tecnologia e processos, modelos de estruturas focadas em resultado, capacidade e estratégia de centro de serviços corporativo/compartilhado, escalabilidadeXganhos);
  • Sustentabilidade (inteligência de negociação, modelo de remuneração e rentabilidade do sistema/rede, estratégias e regras, padrão de operação)
  • Viabilidade (inteligência de marketing, de comercialização e de efetivação do plano de expansão, de rentabilidade, riscoXretorno)
  • Capacidade (inteligência de pessoas, competências, inteligência de processo, inovação de produto/serviços, eficiência de gestão, potencial e demanda. Inteligência de serviços e tecnologia)

Toda esta análise e cuidado será a base da decisão estratégica da, ou das, forma (s) de expansão que o negócio poderá adotar. Vai permitir decidir o tamanho, a expertise e o formato “legal” de Expansão do serviço ou produto de acordo com a forma de atendimento ao mercado, da velocidade e aceleração, das fases de validação. Assim você terá embasamento estratégico e sustentável para saber se o negócio tem forma e perfil para ser uma rede de franquias, se serão unidades próprias, sociedades locais, representação, licenciamento, distribuição, marketplace/rede logística, ou seja: decisão da expansão mais adequada, de maior potencial de resultado e “legal” para o seu negócio.

FRANCHISING

Mas como todo apaixonado por expansão é necessário falar um pouco mais do modelo de rede de franquias consolidado na economia, que tem um formato bem resolvido, com legislação específica e renovada, e que movimenta o mercado brasileiro em praticamente todos os segmentos.

E que precisa da mesma forma ter um cuidado especial por parte das marcas que entram no formato, para poder fortalecer a marca e a rede de atendimento ao cliente consumidor/contratante mantendo suas fortalezas, criando resultado (para rede) e aumentando o reconhecimento do mercado. E também por parte do empreendedor, investidor, franqueado (mas este é um assunto para outro momento e conteúdo).

Primeiramente, é natural e necessário em uma construção de expansão pelo modelo de franquias que o negócio responda com clareza, convicção e perceba valor de mercado na resposta de 03 perguntas chaves iniciais.

AS 03 PERGUNTAS CHAVES QUE NORTEIAM EXPANSÃO E FRANQUIAS

  1. O que o franqueado vai receber de suporte/serviços e inteligência de negócio que é estratégico da rede e permite ele ser maior e melhor na rede de franquia do que estando sozinho?
  2. O modelo franqueador, o negócio, serviço/produto, gera margem e potencial para ser competitivo no mercado dando resultado para o franqueado (remuneração da rede) e pagando o quanto este franqueador quer e deve receber pela expertise, serviços, marca e estrutura desenvolvida? É viável o preço e remuneração das partes? Isso torna compatível e competitivo o valor do produto/serviço no mercado? É possível estabelecer remuneração e ou retorno e preço atrativo, incluindo permanente melhoria e inovação de produtos, processos, entregas, para todos os envolvidos: Franqueador, Franqueado, Cliente, Canais, Profissionais?
  3. O que e quanto o franqueador ganha com outro empreendedor atuando com o negócio que ele criou? É possível trazer, formar, manter investimento e inovação de produto, padronizar cultura e atendimento que deseja para a marca? Os riscos e o retorno do investimento em suporte/serviços/marketing/marca são calculados e conseguem satisfazer e recompensar?

Com isso bem resolvido, desenvolvido, consolidado e testado é possível confirmar um caminho. Ou mudá-lo. E continuar evoluindo.

E mesmo assim o que não vai mudar é a necessidade que todo negócio tem de colocar o DNA da expansão e resultado, sucesso do cliente (Consumidor e Franqueado) em todos os seus projetos, em todos os processos, em todas as equipes no seu Planejamento Estratégico.

Porque é fato que como profissional ou empresário somente é grande quem pensa grande e somente se destaca quem tem atitude de destaque. E quem se prepara muito, sempre, para isso!

Vamos lá. Maiores e Melhores Sempre.

Fonte: https://administradores.com.br/

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