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5 boas práticas para gestão de restaurante

Boas práticas para gestão de restaurante é indispensável para o sucesso do seu negócio, já que é um pilar importante na organização e qualidade da administração.

Vale destacar, então, que o seu restaurante não precisa apenas de comida boa! Uma boa gestão vai te estabilizar no setor alimentício.

Esse tipo de segurança serve como ferramenta para se adaptar e enfrentar a alta concorrência do mercado.

Para descobrir como elevar a gerência do restaurante por meio das boas práticas você entenderá mais sobre:

Ao estudar essas metodologias de gestão, você conseguirá aplicar um trabalho de qualidade em diferentes situações evitando crises mesmo em situações únicas.

O que são boas práticas para gestão de restaurante?

Seja em restaurantes, ou no âmbito pessoal, é indispensável contar com um planejamento e estudo para gerar estratégias efetivas em como lidar com o cotidiano do seu negócio.

Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, principalmente em estabelecimentos comerciais. Por este motivo, existem boas práticas para gestão de restaurante.

Por mais que esse tipo de empreendimento seja focado em fornecer alimentação, o sucesso não é encontrado necessariamente na cozinha.

O segredo para ter um restaurante de sucesso vem, principalmente, da direção.

Por se tratar de um negócio bem competitivo, o manejo das contas e as estratégias de gerenciamento são questões decisivas para o crescimento financeiro.

Portanto, essas práticas servem para entender como driblar a crise e aumentar seu lucro líquido, pois são o modo mais certeiro em que o restaurante é gerido e controlado.

Confira agora o que são boas práticas para gestão de restaurante e melhore o seu negócio com 5 dicas imperdíveis!

Boas práticas para gestão de Restaurante: 5 passos para a excelência

Antes de tudo, é importante ressaltar que tudo deve ser pensado em benefício do restaurante, mas em favor da experiência do cliente.

Mantenha seu restaurante funcionando corretamente, sem precariedades. Garanta uma boa estrutura e um ambiente confortável para o público.

Além disso, confira nossos 5 boas práticas para gestão de restaurante:

  1. Seja meticuloso e organizado;
  2. Saiba o que o cliente busca;
  3. Agilize o seu atendimento;
  4. Esteja disposto a mudanças;
  5. Modernize a sua gestão.

1. Seja meticuloso e organizado!

Veja por esse lado: quanto mais informações está sob o controle da administração, mais ferramentas seu empreendimento terá. E isso não é à toa!

Tem informações como controle de estoque, fluxo de caixa e tabelas de precificação, se devidamente organizados, é a melhor forma de controlar e até prever crises.

Digamos que você abriu uma hamburgueria. Ao longo do mês você percebe que o negócio está investindo uma quantidade de dinheiro ineficaz com ingredientes.

Quando você vai investigar o que pode estar ocorrendo, percebe que há um problema sério no controle da validade do pão de hambúrguer. Por isso, há despesas extras.

Toda essa situação poderia ser facilmente evitada com um controle eficiente de estoque. Dessa forma, haverá uma maneira de saber exatamente:

  • O que foi comprado;
  • Quando foi fabricado;
  • Quantidade do ingrediente usado ao longo do mês.

E, a partir dessa dica, a gestão do restaurante poderá definir uma quantidade adequada que deve ser adquirida sem resultar em desperdício ou falta de material.

Este é o tendão de Aquiles de muitos donos de negócio. Não é fácil ter um controle certeiro de estoque. Todavia, a tecnologia também pode ser usada ao seu favor.

A melhor solução, nesse caso, é fazer o cadastramento dos seus produtos com uma ferramenta digital.

Isso irá acabar com a grande quantidade de planilhas, sem contar que permite uma fiscalização mais prática.

Antes de continuarmos, confira essas dicas imperdíveis sobre como montar um restaurante de sucesso que preparamos para você! Aperte o play e aproveite:

2. Saiba o que o cliente busca

O básico nunca vai ficar fora de uso, por isso, saiba o que o cliente quer e faça uma boa e velha pesquisa de mercado.

Seja em redes sociais ou até pela observação do dia a dia, avalie o que a sua clientela gosta. Não tenha vergonha de perguntar!

Esse é exatamente o tipo de informação importante de estar atualizada, já que poderá render ótimas jogadas de marketing e promoções sazonais.

Gastronomia sazonal

Nada mais é do que harmonizar o cardápio com a época do ano ou data festiva. Por exemplo, desenvolver um menu focado em pratos típicos de ceia, durante o período de Natal.

3. Agilize o seu atendimento

Pense bem, quais são todas as etapas necessárias para que o pedido chegue ao consumidor e o restaurante cumpra o seu papel?

De maneira simplificada, podemos analisar o seguinte:

EtapaO que ocorre?Quem é responsável?
Divulgação do produtoPor meio de mídias online ou offlineEquipe de comunicação
Primeiro contatoAtendimento ao clienteGarçom, garçonete ou hostess

Para aplicativos delivery, o app em questão

Escolha da refeiçãoApresentação dos pratos e promoções disponíveis no diaGarçom ou garçonete
Pedido do pratoPedido chega na cozinha para ser preparadoGarçom ou garçonete
Preparo do pratoElaboração, preparo e empratamento da refeiçãoEquipe da cozinha
Entrega da refeiçãoRefeição é levada até o consumidorGarçom, garçonete ou entregador delivery
Pagamento da contaCliente efetua o pagamentoCaixa, garçom, garçonete, aplicativo de delivery ou entregador
AvaliaçãoCliente dá o feedback sobre o restaurante em plataformas digitaisGoogle, aplicativos de delivery ou redes sociais

Viu como o processo é bem mais longo do que imaginamos a princípio? Ao observar as oito etapas apresentadas acima, podemos entender o que pode ser agilizado ou não.

Ou seja, o que é possível otimizar para economizar tempo e satisfazer o consumidor?

Você pode analisar durante o dia a dia do seu negócio, mas nós podemos te adiantar o seguinte: boa parte dos processos citados podem ser automatizados.

Isso significa que, por meio da tecnologia correta, o seu atendimento é agilizado consideravelmente.

Um ótimo exemplo é o caminho do pedido da mesa até a cozinha. Usando um aparelho, como um tablet, o pedido vai rapidamente para o monitor de KDS para a equipe.

É uma ótima forma de gestão de mesas, e é extremamente relevante para a boa imagem do seu restaurante, bar ou lanchonete.

Por falar em uma administração exemplar, nós desenvolvemos uma planilha para te ajudar a ter o controle de estoque meticuloso do seu restaurante!

4. Esteja disposto a mudanças

Se você está atento ao mercado, provavelmente já tem plena ciência de que a sociedade e os empreendimentos evoluem constantemente.

Não é mais viável, por exemplo, não ter uma opção de pagamento digital, como cartão de crédito e débito, ou até mesmo pix.

Sabemos que, sem uma maquininha de cartão, poderá perder vendas e terá menos chances de fidelizar e atrair novos clientes.

É por isso que buscar estudar a concorrência, ler notícias sobre o segmento e pesquisar tendências pode ser considerada uma das boas práticas para gestão de restaurante.

Trata-se de uma forma constante de fazer com que o mercado te beneficie, e não o contrário. Procure por algo que trabalhe a seu favor, que facilite a produção e a sua equipe.

Dica bônus: saiba tudo sobre os relatórios fundamentais para restaurantes

Que ser meticuloso e organizado com os dados do seu negócio é importante para as boas práticas para gestão de restaurante, você já sabe.

Mas vale a pena entender bem os diferentes tipos de relatórios que um estabelecimento desse segmento requer para funcionar e contar com as melhores estratégias.

Desde controle de estoque, até vendas por forma de pagamento, tudo pode ser uma informação relevante para definir os próximos passos.

5. Modernize a sua gestão

A tecnologia já conseguiu se envolver neste meio e hoje já existem vários sistemas de gestão para restaurante que podem facilitar operações corriqueiras.

Com um software administrativo, você terá todas as etapas do pedido (desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do pedido) reunidos em um só lugar.

Dessa maneira, você garantirá uma agilidade no atendimento, o que acarretará em uma maior chance de fidelização de clientes e controle de danos.

Pode parecer simplista, mas reunir as informações dos pedidos em um só sistema é uma excelente carta na manga em qualquer estratégia.

Isso porque esse tipo de tecnologia, quando de qualidade, fornece informações chave para o gerenciamento, como relatórios, históricos e controle de estoque, por exemplo.

Por isso, promover uma agilidade maior, é uma boa prática para gestão de restaurante. E,assim, vai conquistar mais clientes e te dar mais tempo para outras tarefas.

Fonte: Saipos.com

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