skip to Main Content

5 dicas de captação de financiamento para inovar em 2024

Conheça os principais programas, como Finep e BNDES, e saiba como as empresas estão impulsionando a competitividade e a eficiência por meio do investimento em pesquisa e desenvolvimento

O financiamento para inovação é um processo multifacetado que envolve diversas fontes de recursos, sendo essencial para impulsionar avanços tecnológicos e pesquisa em empresas e instituições brasileiras.

Diferentes atores desempenham papéis cruciais nesse cenário, desde governos até instituições financeiras e empresas privadas.

A combinação certa de fontes de financiamento depende das necessidades específicas de cada empresa, seu estágio de desenvolvimento e sua capacidade de absorver riscos.

Condições e requisitos associados a cada forma de financiamento devem ser cuidadosamente considerados.

Em muitos casos, o suporte governamental, por meio de políticas e programas de incentivo, desempenha um papel significativo no estímulo à inovação ao nível nacional.

Para Rodrigo Miranda, CEO da G.A.C. Brasil, consultoria francesa especializada em inovação e desempenho, ao investir em pesquisa e desenvolvimento, as empresas conseguem estimular a criação de novas tecnologias, aumentando sua competitividade no mercado.

Além disso, a inovação impulsiona a eficiência operacional, possibilita o acesso a novos mercados e favorece o desenvolvimento de parcerias estratégicas.

“A captação de recursos não apenas auxilia na conformidade com exigências regulatórias, mas também pode gerar incentivos fiscais, fortalecer a imagem da marca e atrair investidores, contribuindo para a resiliência da empresa diante de mudanças no ambiente de negócios”, completa Miranda.

Principais programas de financiamento

Finep (Financiadora de Estudos e Projetos): 

A Finep é uma agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e oferece diversos programas de financiamento para pesquisa e inovação. Em 2023, a Finep alcançou um marco histórico ao liberar um recorde anual de R$ 4,5 bilhões em operações de crédito, representando o maior volume financiado na história da instituição.

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social): 

O BNDES tem linhas de financiamento para projetos inovadores, com destaque para o apoio à inovação em empresas e setores estratégicos.

EMBRAPII: 

Administra recursos não reembolsáveis utilizados em projetos entre empresas e as Unidades e Polos EMBRAPII. A alocação desses recursos é realizada conjuntamente entre a EMBRAPII, a empresa e as Unidades e Polos.

Lei de Informática:

É um conjunto de medidas no Brasil destinado a incentivar a indústria de tecnologia, oferecendo vantagens fiscais a empresas que fabricam produtos eletrônicos no país.

Confira 5 dicas para captar recursos públicos para inovação:

  1. Mapeie as oportunidades internas: identifique quais projetos existentes na empresa possuem potencial para a captação de recursos públicos para inovação, assim como o tipo de inovação que será desenvolvida e seu grau de maturidade.
  2. Mapeie as oportunidades externas: verifique as linhas de recursos públicos mais adequadas à sua empresa e aos seus respectivos projetos.
  3. Analise os critérios: valide os critérios necessários para a adequação da linha escolhida (critério econômico, garantias necessárias, cronograma financeiro, entre outros).
  4. Alinhamento do plano de negócio: estruture o plano de negócio conforme a linha desejada.
  5. Faça parcerias estratégicas: para auxiliar nesse processo, conte com o know-how de empresas especializadas.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top