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4P’s: as estratégias para abrir um restaurante de sucesso

Se você empreende ou tem interesse em abrir um estabelecimento comercial, é importante saber que essa tarefa não é fácil. Ter um restaurante de sucesso envolve tomar decisões estratégicas, que devem ser fundamentadas em dados confiáveis. No entanto, devido à agitação do dia a dia, muitas vezes não há tempo suficiente para planejar cada passo.

Por isso, é preciso estar por dentro das tendências que rodeiam os restaurantes. Partindo disso, você já ouviu falar dos 4P’s?

1 – Produto: como encantar seu cliente?

Em um mercado cada vez mais competitivo, garantir a diferenciação do seu produto e serviço, é essencial para atrair novos clientes. Por isso, considere:

• Qual seu objetivo?
• Quais são as suas qualidades?
• Para quem seu produto será destinado?
• Qual o problema que o produto ou negócio se propõe a resolver?
• Como e quando o cliente poderá usá-lo ou frequentá-lo?

Quando se trata de um restaurante então, as respostas para estas perguntas determinarão várias escolhas, como: o tipo de gastronomia, a ambientação, a localização, e muito mais. Lembre-se que é importante ficar atento ao feedback dos clientes, e ao movimento da concorrência. Assim você fica sempre a frente, com novidades e lançamentos para trazer seus clientes para perto.

2 – Praça: do restaurante instagramável ao delivery

Para definir o local onde o seu estabelecimento será montado, as definições sobre o Produto devem estar muito claras para você. Afinal, dependendo do tipo de cardápio e modelo de serviço que pretende oferecer, o seu endereço deverá refletir todas estas estratégias. E com isso, surgem novas perguntas:

• É um negócio físico com salão?
• O ponto é de fácil acesso e com visibilidade?
• Seu negócio é um delivery? Qual a área de entrega?

Outro ponto muito importante a se considerar é com relação ao perfil do público-alvo. Se você quiser atender famílias com crianças, por exemplo, incluir um Espaço Kids pode ser um grande atrativo.

3 – Preço: quanto cobrar pelo seu produto?

Para definir o preço dos seus produtos, não vale apenas pensar nos custos das mercadorias e insumos. É preciso levar em conta diversos fatores, como:

• Custos operacionais: além dos ingredientes que compõem os pratos, gastos com aluguel, luz, gás, funcionários, etc, devem estar no planejamento financeiro do seu negócio;
• Demanda de clientes: seu negócio é sazonal? Qual o movimento esperado? Existe muita procura pelo tipo de produto que está oferecendo?
• Concorrência: caso o seu estabelecimento esteja localizado próximo de muitos outros com a mesma proposta, talvez seja necessário desenvolver uma estratégia de diferenciação de preços, entrega de brindes, campanhas de fidelidade, etc.

4 – Promoção: como atrair os clientes

Da fachada ao perfil na rede social, todos os canais de comunicação com seu cliente são oportunidades de conquistá-lo. Por isso, capriche no desenvolvimento da sua marca, cardápios e no tom da mensagem que pretende transmitir.

Isto porque, a sua forma de se comunicar com a clientela deve estar alinhada ao estilo do seu restaurante. Se ele for um local pensado para as famílias curtirem aos finais de semana, vale ter uma linguagem mais despojada, incluir brindes para as crianças e promoções focadas em quantidades. Por exemplo, pratos tamanho família.

Já se o seu comércio é mais focado nos trabalhadores da redondeza que passam depois do almoço para comprar um chocolate, aposte nos combos do tipo: chocolate com café. Mas lembre-se de sempre considerar os custos envolvidos e calcular a possível demanda para não se enrolar.

Fonte: Abrasel

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